Notas Agudas

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

ferreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 14
Registado: 29 out 2011, 21:28

Re: Notas Agudas

Mensagem por ferreira » 16 jun 2012, 20:34

como fazer pra aumentar a velocidade do ar. diminui a abertura da emboucadura , tensiona a região abdominal ou os dois juntos.... tem algun exercicio que ajude a entender isso, tenho muita duvida de como fazer o ar sair com muita velocidade!!!!!!

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Notas Agudas

Mensagem por rmatosinhos » 16 jun 2012, 23:39

A melhor forma de compreender é a ideia da mangueira de jardim.
Pode aumentar a velocidade da água abrindo a torneira, pressionando a ponta ou ambos.
Exactamente como na trompa a diferença é que temos ar e não água (bem... às vezes água também :) )
É difícil explicar isso num post em texto. A forma mais fácil é pensar em gastar mais ar, soprar mais...
Maior quantidade aumenta naturalmente a velocidade do ar. Depois numa segunda fase é importante conseguir gastar menos ar e produzir mais som, mas para já não pense muito nisso....

SOPRE!
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

ferreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 14
Registado: 29 out 2011, 21:28

Re: Notas Agudas

Mensagem por ferreira » 19 jun 2012, 03:39

estou usando um adaptador de pressão ha alguns meses, fui tentar tocar sem ele não consegui! o que faço continuo a usar ou paro...........

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Notas Agudas

Mensagem por rmatosinhos » 20 jun 2012, 19:03

Se consegue tocar bem com o adaptador, conseguirá tocar sem ele, desde que toque da mesma forma.
Tente é não fazer foça quando tira o adaptador...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Notas Agudas

Mensagem por Gil Brasil » 20 jun 2012, 19:07

Acessórios são apenas, como o próprio nome sugere, dispositivos que têm função de ajudar o desenvolvimento do trompista, em alguma área, tempo ou situação.
Não se pode depender de acessórios continuamente nos estudos ou na performance, somente para auxiliar ou corrigir algo.
Portanto, deixe esse acessório de lado, foque-se em recuperar a antiga forma sem ele o mais rápido possível, pois ficar dependente de um dispositivo está totalmente errado.
O que vale é o instrumento e o instrumentista, eles devem se entender.
Gil Brasil

ferreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 14
Registado: 29 out 2011, 21:28

Re: Notas Agudas

Mensagem por ferreira » 24 jun 2012, 16:27

valeu muito obrigado!!!!!!

cairley
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 16 mai 2012, 17:46

Re: Notas Agudas

Mensagem por cairley » 31 jul 2012, 13:44

Ola! muito obrigado. estou estudando bastante...
estou conseguindo tocar notas agudas... ate o RÉ5, porem essas notas apartir do LA4 saem tipo falsete quando cantamos... bem "agudinhas" nao cheias...e nao consigo toca-las forte. nao sei se é normal. e tambem so consigo tocar essas notas a pouco tempo. antes nao conseguia nada. saia gritado. agora sai com facilidade.

estou pegando dicas com alguns trompistas das outras cidades...
o problema é que, quando vou tocar as notas agudas minha embocadura muda. muito!!! fica bem fechadinha, e fica mais a cima dos labios superiores, e por exemplo se vou descer uma escala as notas medias-agudas falham pelo fato da embocadura ter mudado. enfim, estou tendo dificuldades em que estuda-las, pois o problema esta nisso... em trechos de algumas musicas é necessario que eu toque das medias para agudas. e acabam falhando...

se puderem me ajudar. agradeco. abracos.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes