Ensinar alunos invisuais

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Ruben Silva
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 24 jan 2005, 14:00

Ensinar alunos invisuais

Mensagem por Ruben Silva » 15 set 2011, 12:17

Boa tarde.

Este ano tenho uma aluna invisual que quer aprender trompa mas não tenho material especifico para este tipo de ensino.
Para ja, no inicio, posso trabalhar com ela atraves de repetiçoes/imitações auditivas.
Tambem gravar os metodos e exercicios para a aluna ouvir....

Será que resulta?
E depois para continuar a evoluir? Não sei se apenas este metodo chegará...
Deem a vossa opiniao.

Cumprimentos,
Ruben Silva

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Ensinar alunos invisuais

Mensagem por rmatosinhos » 15 set 2011, 13:29

Pode não ser uma tarefa fácil, mas é possivel.
Lembro-me do caso do Jorge Gonçalves que estudou com o meu primeiro professor na mesma altura que eu. Como estudava trompa e piano, acabou por prosseguir com o piano, apesar de ter estudado trompa 6 anos.
Lembro-me que o professor Ivan gravava o repertório, cheguei a gravar às vezes também quando por acaso estávamos a tocar o mesmo.
A aluna em questão sabe ler Braille?
Imagem
Há uns pequenos computadores onde se pode escrever musica em braille. Para alguém que saiba ler braille depois é só uma questão de aprender a notação musical neste formato
Para os que conseguem ver pode parecer difícil, mas na prática é como aprender a notação musical convencional.
A partir daí é possivel transcrever musica pra braile por exemplo neste site bastando para tal passar as partituras em qustão num editor de partituras que permita exportar para music XML (Finale ou a ver 7 do Sibelius).
Entretanto, enquanto a aluna no aprender a ler a notação musical em braille, a imitação será o processo mais conveniente.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Ruben Silva
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 24 jan 2005, 14:00

Re: Ensinar alunos invisuais

Mensagem por Ruben Silva » 15 set 2011, 19:18

Não sei se ja sabe ler braille mas talvez sim.

Talvez seja conveniente falar com os professores da escola e com o de formação musical.

Abraço

frncsc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 30 mar 2011, 23:16

Re: Ensinar alunos invisuais

Mensagem por frncsc » 16 set 2011, 20:07

O Jorge é a pessoa com o ouvido mais espantoso que eu alguma vez conheci. Decorar as linhas melódicas era tarefa fácil para ele. :partyman: Mesmo 2ª e 3ª vozes. Lembro-me que quando tinha uma "branca" não entrava em pânico, simplesmente improvisava qualquer mais ou menos parecida que encaixasse na harmonia. Ainda demos umas boas gargalhadas com esses rasgos de inspiração :lol: O método mais rápido era o de ouvir e decorar. Também tinha coisas em braille mas o processo era mais lento. Havia pouca coisa em português mas isto já foi há 10-15 anos. Pode ser que as coisas tenham evoluido.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes