será que devo por verniz?

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder

Será que o verniz faz diferença no som?

Sim
15
79%
Não
4
21%
 
Total de votos: 19

Helder Alexandre
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 20 jan 2005, 14:05
Localização: Santo Tirso

será que devo por verniz?

Mensagem por Helder Alexandre » 05 mar 2005, 18:52

A quem diga que uma trompa sem verniz o som abre mais facilmente nos ff, mais há tambem quem diga que a questão do verniz seja um problema psicológico.

- eu quero por verniz na minha trompa devido ao estado da trompa e das minhas mãos, mas há um problema eu tenho medo de vir a ter um som mais fechado.

o que é que vocês acham?????

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Mensagem por rmatosinhos » 05 mar 2005, 20:08

Verniz é a diferença entre teres trompa, ou daqui a pouco tempo teres um buraco na trompa (provocado pelo suor)

Fisicamente, claro que decerto o verniz tem influências, mas se tiveres uma ideia sonora não vai mudar assim tanto com ou sem verniz.

Põe verniz, mas de preferencia manda pra alexader. O problema é quando o ppl manda por verniz numa casa qualquer... aí... depois a trompa pode vir estranha...

Se tiveres bastantes duvidas, quando ao futuro da trompa, e se o verniz a vai fechar... Bem... nesse caso experimenta por verniz, apenas na parte interna da campânula.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

spinetti
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 01 jan 2010, 20:52

Re: será que devo por verniz?

Mensagem por spinetti » 13 jan 2010, 01:09

bom, trabalho com luthier de sopro e tenho experiencia que o verniz no instrumento de sopro, prende uns 10% do resultado sonoro, e acho que sem ele não aumenta o risco de furo no instrumento, pois a corrosão nos materiais não ferrosos (por exemplo latão) começa quase sempre de dentro p/ fora... o único cuidado, é de passar um pano secando o lado de fora e esgotando sempre a saliva de dentro...

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: será que devo por verniz?

Mensagem por Bento-sc » 11 abr 2013, 15:16

Alguém sabe me dizer se eu mandar envelhecer a cor de uma trompa pode dar problemas no seu som?

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes