Alexander 1103 ou 103

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
marcoshorn
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 6
Registado: 07 mar 2005, 10:47

Alexander 1103 ou 103

Mensagem por marcoshorn » 07 mar 2005, 11:26

caros trompistas tou em dúvida entre as trompas 1103 e 103, gostava que me dessem as vossas opiniões sobre estes dois modelos, qual seria a melhor compra. obrigado

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Mensagem por rmatosinhos » 08 mar 2005, 00:39

Bem... uma questão muito sensível pelo por questões de tendências, influências etc...

De facto são ambos bons instrumentos.

o Modelo 103 ganhou a sua fama e muitas vezes as pessoas apenas compram por ser 103...

A questão é que há boas trompas 103 e más trompas 103, claro que a probabilidade se sair uma má trompa é pequena.

Se tiver a possibilidade, recomendo que se dirija à alemanha pra que possa experimentar in loco várias 103 e várias 1103.

Quanto há 103... a sua caracteristica especial (um rotor maior e no sentido inverso), provoca, para quem não está habituado à trompa uma sensação estranha, pois se tentar equilibrar a trompa, parece sempre cair. Pois bem, tudo muda assim que experimenta tocar e é mais fácil deixar-se levar pelo som, do que por questões visuais.

Recomendo a 103 pois é a trompa que uso e gosto bastante.

Mas comprar uma trompa muitas vezes não só uma questão de gostos mas também de carteiras...

Experimete as duas, é o meu conselho...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
JB
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 38
Registado: 11 jan 2005, 22:11
Localização: Trofa
Contacto:

103, 1103.....

Mensagem por JB » 28 abr 2005, 14:58

Em relação à duvida entre os modelos 103 e 1103 da Alexander, parece-me muito difícil dizer qual o melhor instrumento, essencialmente porque o que definirá a escolha serão o modo de tocar de tocar de cada um, a sua ideia de sonoridade e sensação a tocar. Isto porque convém lembrar que o material usado é da mesma qualidade, as pessoas que as fazem são as mesmas, portanto a qualidade dos instrumentos é a mesma. Claro que é trompas e trompas, mas também as há dentro de cada modelo, cada trompa é única independente do modelo.
Portanto o primeiro ponto é defenir os pontos que mais pretendes obter num instrumento, provas algumas trompas de vários modelos e metais, vernizes..... e talvez chegues a uma conclusão mais facilmente.

O modelo 103 tem um timbre característico, mas o facto de ter um tubo de emissão mais curto provoca uma sensação de maior resistência a tocar que não agrada a todos. A 1103 tem uma maior tubagem e o abertura da campânula é mais acentuada o que provoca um timbre mais cheio, mas também mais difícil de controlar nas dinâmicas extremas. O cilindro de fá/sib por vezes também não é muito confortável e dificulta em termos de emissão de ar.

Outro conselho não ponhas de parte o modelo 503, o facto de o preço ser inferior não quer dizer que seja inferior (conserva as melhores características da 1103), mais uma vez o material é o mesmo e as pessoas que as constroem também!!

Nota: informa-te sobre a Duerk (http://www.duerkhorns.de) e a Cornford (http://www.cornford.de). São marcas recentes de mestres que trabalhavam na Alexender e que montaram a própria empresa.
J.B.S.

Avatar do Utilizador
Miguel Castro
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 17 jan 2005, 01:22
Localização: Portalegre

Mensagem por Miguel Castro » 21 nov 2005, 17:54

1103 ou 103... Uma das grandes questoes trompisticas...

Pois olha eu tinha uma hans-hoyer e quando pensava em comprar uma trompa nova surgia a mesma duvida... A conclusao tambem custumava ser sempre a mesma: 103! Porque tinha a sensação que me daria melhor com esta trompa por ela parecer mas pequena k a 1103, alem de ser mais directa, logo seria mais facil de executar... Teorias e mais teorias...

Conclusão: Não cheguei a comprar nenhuma delas... Tive a oportunidade de comprar uma Schmid dupla em segunda mão e a verdade é k estou bastante satisfeito e deixei de pensar so nas Alexander, k podem ser mt boas mas acima de tudo são tão famosas k por vezes nem pensamos noutras marcas, o k é um grande erro como vim a perceber com esta Schmid.

Portanto se tiveres oportunidade pra tal aconselho-te a experimentar outras marcas, nomeadamente a Schmid, k aproximadamente pelo mesmo preço das Alexander oferece produtos de qualidade tão boa ou (arrisco-me a dizer) melhor k uma Alexander.
M. C.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 57 visitantes