Fazer faculdade de trompa vale a pena?

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
ViniciusArré
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 05 mai 2013, 00:06

Fazer faculdade de trompa vale a pena?

Mensagem por ViniciusArré » 05 mai 2013, 10:32

Olá saudo a todos e gostaria de começar a participar do fórum fazendo essas perguntas.

Estudo musica há quase 7 anos, comecei quando eu tinha 9 anos de idade. Desde então tocava trompete, e ano passado fui para a trompa. Simplesmente amei o instrumento, me dediquei muito, e hoje sou o unico trompista da orquestra da minha cidade. Sinto-me muito feliz de tocar trompa, e estou pensando sériamente em fazer faculdade de trompa. Atualmente estou começando a estudar para o vestibular, mas ás vezes tenho muitas duvidas, por não ter um trompista que eu conheça em minha cidade, e eu queria saber se por algum acaso, alguém aqui é graduado em trompa, ou alguém que, talvez tenha o mesmo sonho que eu.

Outra coisa, todos falam que "musica não dá dinheiro" mas se que se eu for bom em uma coisa, o dinheiro flui, não é mesmo? Gostaria de saber qual o salário de um trompista no Brasil. É verdade que existem poucos trompistas atualmente?

Tenho muitas duvidas e aguardo respostas,

Grato,

Vinícius Arré

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Fazer faculdade de trompa vale a pena?

Mensagem por rmatosinhos » 06 mai 2013, 07:02

MODERAÇÃO: Tópico movido para a secção de OPINIÃO

Como disse um dia Steve Jobs, não pode unir os pontos no futuro, pode porém unir os pontos do passado e ver onde o levaram.
Se gosta de tocar trompa, seguir em frente é a única opção. Não é um caminho fácil, mas nos tempo que correm não há um caminho fácil em nenhuma área. Só o futuro poderá dizer se valeu ou não a pena. Nessa sua jornada, recomendo que faça cursos com diferentes trompistas para ter uma ideia mais completa desta arte e nunca pare de aprender.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Claiton-Silva
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 01 nov 2010, 18:15
Localização: Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Brasil

Re: Fazer faculdade de trompa vale a pena?

Mensagem por Claiton-Silva » 06 mai 2013, 13:11

ViniciusArré Escreveu:Olá saudo a todos e gostaria de começar a participar do fórum fazendo essas perguntas.

Estudo musica há quase 7 anos, comecei quando eu tinha 9 anos de idade. Desde então tocava trompete, e ano passado fui para a trompa. Simplesmente amei o instrumento, me dediquei muito, e hoje sou o unico trompista da orquestra da minha cidade. Sinto-me muito feliz de tocar trompa, e estou pensando sériamente em fazer faculdade de trompa. Atualmente estou começando a estudar para o vestibular, mas ás vezes tenho muitas duvidas, por não ter um trompista que eu conheça em minha cidade, e eu queria saber se por algum acaso, alguém aqui é graduado em trompa, ou alguém que, talvez tenha o mesmo sonho que eu.

Outra coisa, todos falam que "musica não dá dinheiro" mas se que se eu for bom em uma coisa, o dinheiro flui, não é mesmo? Gostaria de saber qual o salário de um trompista no Brasil. É verdade que existem poucos trompistas atualmente?

Tenho muitas duvidas e aguardo respostas,

Grato,

Vinícius Arré
Bom dia, Vinícius!
Em que cidade vc reside?
Quando eu comecei, também era o único trompista da CCB na cidade de Duque de Caxias/RJ e, aqui no estado do RJ são poucos trompistas.
Sobre salários, depende do que vc quer alcançar. Pois quando se faz o que se gosta, a remuneração passa para segundo plano. E também depende do tipo de carreira que vc quer seguir...
-
Só para vc ter uma idéia, segue o link do edital do ano passado (2012) para as audições da Orquestra Sinfônica Brasileira; era 01 vaga para "terceira trompa".
Esta é a página com os dados das Audições http://www.osb.com.br/paginadinamica.as ... oesosb2012
Este é o arquivo com os salários e gratificações http://www.osb.com.br/upload/Portal/doc ... 2_port.pdf
-
Espero ter ajudado.
Fique na Paz de Deus!
Claiton Silva
Cel.: +5521998259464
e-mail: trompistaclaiton@gmail.com

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: Fazer faculdade de trompa vale a pena?

Mensagem por Éricles Rodrigo » 06 mai 2013, 23:13

Ao invés de eu me formar Téc. de Plásticos, deveria ter conhecido esse maravilhoso instrumento antes e me dedicado somente a ele, hj eu estaria ganhando 10000 reais, me divertindo e sorrindo atoa!!!
Que BLZ...rsrsrsss

Avatar do Utilizador
Claiton-Silva
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 01 nov 2010, 18:15
Localização: Duque de Caxias, Rio de Janeiro - Brasil

Re: Fazer faculdade de trompa vale a pena?

Mensagem por Claiton-Silva » 07 mai 2013, 13:37

Éricles Rodrigo Escreveu:Ao invés de eu me formar Téc. de Plásticos, deveria ter conhecido esse maravilhoso instrumento antes e me dedicado somente a ele, hj eu estaria ganhando 10000 reais, me divertindo e sorrindo atoa!!!
Que BLZ...rsrsrsss
E esse valor é para Categoria II - "Terceira Trompa"... Imagina ser um solista reconhecido internacionalmente...
Claiton Silva
Cel.: +5521998259464
e-mail: trompistaclaiton@gmail.com

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Fazer faculdade de trompa vale a pena?

Mensagem por Gil Brasil » 08 mai 2013, 00:10

Se é a sua vontade, principalmente por vocação, é o caminho de vida que poderá seguir e ser feliz, como pessoa e como profissional.
O dinheiro é consequência, pensar em ganhar muito talvez seja um ponto negativo, pois as expectativas demasiadas podem atrapalhar quando houver um imprevisto.
Quem tem a oportunidade de estudar, deve sim realizar os projetos e aplicar-se com dedicação.
Boa sorte.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes