Você toca todos os dias ou descansa a musculatura por um dia

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder

Você toca todos os dias ou descansa a musculatura por um dia?

Sim. Tocos todos os dias, sempre sem parar
6
26%
Não. Faço uma pausa de vez em quando.
13
57%
Não. Faço uma pausa apenas quando estou doente.
4
17%
 
Total de votos: 23

Julio Cesar
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 17 mai 2006, 23:50

Você toca todos os dias ou descansa a musculatura por um dia

Mensagem por Julio Cesar » 18 mai 2006, 00:01

Há opiniões diferentes sobre o assunto. Algumas pessoas gostam de parar outras não. Dê a a sua opinião e justifique.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Mensagem por rmatosinhos » 18 mai 2006, 00:12

Por norma não costumo parar. Paro apenas se o trabalho foi duro.

Costumo é sempre que possivel estudar de forma alternada:

Por exemplo um dia faço um estudo mais virado para resistencia, no outro dia um estudo mais virado para suavidade do som, flexibilidade etc.


Quando é possivel, é claro... pois nem sempre podemos fazer o nosso ideal.

Se tiver um concerto seguido de outro, tenho que dar o meu melhor nos dois concertos e pronto.

Ja uma altura me falaram num "metodo de estudo" que consistia precisamente em tocar um dia e o outro não. Segundo o que me disseram tinha bons resultados... mas deve ser complicado, pois e se calha um concerto em "dia não?" :)
Última edição por rmatosinhos em 18 mai 2006, 00:13, editado 1 vez no total.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Julio Cesar
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 17 mai 2006, 23:50

Mensagem por Julio Cesar » 18 mai 2006, 00:13

Na minha opinião deve-se descansar a musculatura labial. Penso como um atleta que dá intervalos de descanso a sua musculatura e acho que seria o mesmo caso para nós trompistas.

Avatar do Utilizador
Cláudio Moreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 10 jan 2005, 11:15
Localização: Sobreira-Paredes/Porto
Contacto:

Mensagem por Cláudio Moreira » 22 mai 2006, 14:02

Olá a todos...........

Eu toco todos os dias, mas kd estou doente aproveito e paro 1 ou 2 dias para descansar do trabalho feito até aí....kd há muito trabalho e estou muito cansado,nunca paro, mas faço alguns exercicios de aqucimento durante todo o dia, mas moderadamente, ou seja, toco 15 min e descanso meia hora....mais 15 min e descanso mais meia hora....portanto kd tenho uma semana cheia de trabalho, ao fim dessa semana tento fazer exercicios moderadamente para poder voltar ao normal e não sacrificar-me mais, para nos proximos dias estar bem da embocadura....

um abraço,
______________
Cláudio Moreira

Avatar do Utilizador
Miguel Castro
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 17 jan 2005, 01:22
Localização: Portalegre

Haa!!! O descanso...

Mensagem por Miguel Castro » 31 mai 2006, 10:34

Bom dia a todos antes de mais...

O descanso da embocadura... Belo tema para debate, axo k todos deviam dar a sua opinião de forma a todos podermos lucrar com isso...

No meu entender a embocadura, como qualquer parte do corpo que pode ser trabalhado em especifico necessita de descanso. Agora cada "atleta" tem de conhecer o seu corpo e musculatura, e assim depois de avaliado puder definir o seu tempo de descanso necessario.

No meu caso especifico sinto a necessidade de descansar um dia ( +/- ) de mês em mês, claro que por vezes me sinto cansado com outra frequência, nesses casos recorro a outro tipo de exercicios (como o Claudio também falou ), exercicios que me permitem relaxar os musculos sem ter necessariamente de descansar um dia. Ou seja, uso o descanso mensal como forma de descanso absoluto; descanso não só do cansaço acumulado do mês mas também tenho um dia em que não preciso de tar sempre a pensar na trompa... Também faz falta!
M. C.

tomasgtrompa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 25 jan 2009, 15:14

Re: Você toca todos os dias ou descansa a musculatura por um dia

Mensagem por tomasgtrompa » 30 jan 2009, 23:17

dependendo do meu estado de espírito.
Normalmente costumo(tento seriamente) trabalhar regularmente, para ter um rendimento contínuo.
Mas por vezes tenho de descansar tanto o lado fisico, como o psicológico.
Acho que funcionando assim continuo a gostar da mesma maneira da trompa e no dia asseguir a pausa retomo com calma e passado 2 ou 3 dias ja estou novamente no meu estado normal.
Acho que é saudável parar por vezes,é preciso é selecionar bem a altura.

Tomás Guerra

RiTrompa_RC
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 17
Registado: 10 fev 2010, 17:19
Localização: Espinho e Junqueira(Vale de Cambra)

Re: Você toca todos os dias ou descansa a musculatura por um dia

Mensagem por RiTrompa_RC » 10 jun 2010, 14:57

Parar? Nunca...para nao acontecer esse tipo de problemas, no fim do dia faço sempre exercicios de relaxamento, para assim os musculos voltarem ao normal sem estarem tao tensos. Nao estudar, ainda vala que nao va, ora ficar uma dia sem tocar prejudica sempre um pouco...o aquecimento e o minimo.
Ricardo Costa(RC)

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes