Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Gil Brasil » 09 nov 2010, 22:10

mapereira Escreveu:A Paz de Deus, irmão Gil:
Foi um pouco difícil para entender, mas, Graças à Deus, consegui entender. Perdão pela insistência, mas é que eu queria realmente entender o porquê eu tenho um instrumento com uma digitação e tenho que tocar em outra, isso me confundia, mas, agora, com sua explicação, consegui finalmente entender. A trompa às vezes maltrata, mas é esse o charme dela em relação aos outros instrumentos. Agradeço pela paciência. Que Deus te abençoe com a Paz de Deus,
Amém.
Amém, mapereira.

Agora, depois dos parafusos começarem a engrenar de novo em nossas cabeças, vou fazer uma consideração que estive pensando para facilitar o entendimento deste negócio de chaveamento.

A questão da digitação (ou chaveamento) é algo que tem pouca importância, mesmo porque dependendo da partitura, do instrumento que você tem e dos recursos dele, você terá obrigatoriamente que mudar a digitação, o que realmente importa é que toquemos na altura correta da melodia para afinar com a orquestra.

Por exemplo:
1) uma trompa em Sib e toca partituras em Dó, é evidente que tem que transportar, e aí muda a digitação original.
2) se a trompa é em Fá, e partituras em Dó, Sib, Mib, também tem que mudar a digitação original.
3) se tem a trompa em Sib e quer tocar melodias em Sib, precisa transportar porque a trompa é originalmente em Fá.
4) sax-alto: meu amigo toca sax-alto em Mib. Apesar de haver hinários já transportados para Mib, ele prefere tocar partituras em Dó e transportar no pentagrama (na nota) na clave de Sol. Quando toca o tenor e baixo na clave de Fá, ele toca como se fosse clave de Sol normal, ou seja, transporta na nota de novo, mas sem precisar fazer cálculos das notas, pois coincide exatamente na clave de Sol.

De tudo isso, conclui-se uma coisa: não importa o chaveamento, o que importa é a afinação com a orquestra e com a melodia tocada.

Abraços.

A Paz de Deus.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por guira » 21 dez 2010, 11:31

A Paz de DEUS irmãos.
Fico contente em ter os irmãos por aqui.
Alías aqui é quase um paraíso para os trompistas, pois temos vários professores interessados em nos esclarecer (MEU MUITO OBRIGADO AOS PROFESSORES E TROMPISTAS PELOS VOSSOS ESCLARECIMENTOS =D> =D> =D> )

Eu sou do RJ, toco me Campo Grande - Vila nova, aqui temos poucos trompistas, tem um em Vila Kenedy/RJ que toca uma trompa shelter em sib, acho que tem um no Rio das Ostras - toca uma trompa dupla Weril, e eu que faço barulho c/uma trompa si/fa Wagneriana.

Fiquem com DEUS
DEUS ABENÇÕE, abrindo nossa mente p/entender melhor o instrumento e melhor louva-LO

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por mapereira » 21 dez 2010, 19:45

Paz de Deus, Guira
Quando comecei aqui no trompista achei que seria somente eu da CCB. Grande surpresa tive ao ver que Deus preparou um bom número de irmãos neste Fórum. Dou Graças à Deus que tive duvidas sobre como tocar o contralto e tenor com minha trompa em si bemol e o Gil Brasil me ajudou bastante.
Que Deus abençoe em 2011 todos os participantes deste Fórum, bem como os irmãos, também o Gil e o chefão Ricardo Matosinhos, criador de tão importante instrumento de comunicação para nós, trompistas.

Marcelo l. de lima
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 18 abr 2012, 14:26

Re: Feliz por encontrar este fórum.

Mensagem por Marcelo l. de lima » 18 abr 2012, 15:19

A paz de DEUS aos meus irmão na fé e trompista, estou muito feliz em participar deste fórum, pois estou tirando muitos conhecimentos sobre a trompa.Tenho uma trompa em síb e fá.Faz quatros anos que mudei para trompa pois toquei trompete por vinte sete anos, mudei pois na minha comum que é uma salinha não tinha contralto eramos em 3 trompetes. O enc. queria que eu tocasse sax mas como gosto muito de instrumentos de bocais optei por uma trompa.
Pois fui sondado por um ir. enc. de outra cidade para ensinar um irmão a tocar trompa.Peço aos irmão que orem por mim.
Sou de caieiras e somos na região em 7 trompista.

DEUS q abenções a todos.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Eliabe Alamo » 19 abr 2012, 02:04

A paz do Senhor.

Gil, gostaria de saber se quando eu toco o do3 da 1ª linha suplementar inferior, eu realmente estou tocando aquilo ou estou tocando uma oitava acima. Pois o meu professor (toca trombone) ele disse que achava que a trompa tocava uma oitava acima do que estava escrito. ](*,)

Tenho uma trompa em fá e tenho muitos arranjos que pedem para tocar notas como o sol 4 e o Do 5, isso é normal ou devo oitavar? (eu consigo tirar no sufoco essas notas) #-o
Eu toco a cerca de 1 ano e 5 meses, nunca vi um professor de trompa na vida, e sempre me cobram essas notas... :x

Outra pergunta: quando eu toco do dó1 até o do2, o sol eu devo fazer com 1e2 ou solto mesmo?

Abs A Paz do Senhor
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Gil Brasil » 19 abr 2012, 20:45

Gil, gostaria de saber se quando eu toco o do3 da 1ª linha suplementar inferior, eu realmente estou tocando aquilo ou estou tocando uma oitava acima. Pois o meu professor (toca trombone) ele disse que achava que a trompa tocava uma oitava acima do que estava escrito.
R: Depende. Se a partitura é para trompa em Fá, você está tocando o Dó3 da 1ª linha inferior da pauta. Se a partitura é em Dó, você faz transposição uma quarta perfeita acima, e toca a nota Fá3, ou seja, fica mais agudo na trompa.
Os trombonistas geralmente têm essa impressão que a trompa toca uma oitava acima, mas isso não corresponde na trompa Fá. Isso porque a trompa toca uma quinta perfeita (3 tons e meio) acima do trombone em Sib (sem transposição do trombone para Dó). Porém, quando você toca uma partitura em Dó, você vê o Dó3 e transpõe uma quarta perfeita acima (2 tons e meio), o que equivale a Fá3 na trompa Fá. E mais: considerando que todos tocam a nota real da partitura em Dó (ou seja, quem faz transposição faz, quem tem instrumento em Dó toca o normal), aí sim dá-se a impressão de oitavar em relação ao trombone, pois ele toca na clave de Fá e a trompa na de Sol.

Tenho uma trompa em fá e tenho muitos arranjos que pedem para tocar notas como o sol 4 e o Do 5, isso é normal ou devo oitavar? (eu consigo tirar no sufoco essas notas). Eu toco a cerca de 1 ano e 5 meses, nunca vi um professor de trompa na vida, e sempre me cobram essas notas...
R: Sol4 e Dó5 são notas perfeitamente possíveis na trompa Fá com partitura em Fá. Mas, se for transpor para a nota real da partitura em Dó, aí a coisa pega: pois Sol4 é Dó5 na trompa Fá, e Dó5 é Fá5 na trompa Fá. O normal de um trompista profissional é conseguir até Dó5 na trompa Fá, passou disso é exigir demais.

Outra pergunta: quando eu toco do dó1 até o do2, o sol eu devo fazer com 1e2 ou solto mesmo?
R: Pode-se usar as duas opções, mas prefira a que estiver mais afinada. Use um afinador para isso e veja qual digitação está mais centralizada. Tem um grátis aqui: Afinador Grátis.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Eliabe Alamo » 19 abr 2012, 22:10

Vlw Gil

Eu toco com tudo ja transposto para fá, menos quando falta partitura, aí eu toco com os trombones. #-o

A Paz do Senhor
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Cátia » 20 abr 2012, 13:06

Linda Orquestra!

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Eliabe Alamo » 21 abr 2012, 01:36

Obrigado Cátia :D
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes