nervosismo

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
luismota
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 29 mar 2009, 22:23
Localização: Carregado

nervosismo

Mensagem por luismota » 01 mar 2010, 00:18

boas :yawinkle: ,


Eu sei que nao acontece só comigo mas eu tenho um problema especial com a concentraçao no palco. Quando toco em publico fico demasiado nervoso o que traz todo o tipo de problemas indesejaveis tais como o vibratto indesejado, perda de flexibilidade, fluxo do ar, etc, deitando a perder todo o trabalho investido ao longo do tempo para uma determinada prova/concerto/audiçao.
Isso faz com baixe a auto-estima, causando uma frustraçao enorme e eu pedia a vossa opiniao para ajudar a combater este problema que afecta a todos e a mim duma forma exagerada!

Não existe por aí algum refrigerante anti-stress q se pudesse beber antes das actuaçoes? :drinkers:


obrigado

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: nervosismo

Mensagem por rmatosinhos » 01 mar 2010, 09:25

O nervosismo é uma resposta natural do corpo.
Numa situação de stress o corpo começa a produzir adrenalina. A adrenalina é uma hormona boa... uma espécie de droga que permite fazer coisas sobre-humanas.
É o que permite saltar muros com arame farpado ou subir a uma árvore quando atacado por um urso ou um rottweiler [:D]
Musicalmente falando a adrenalina pode fornecer concentração extra e resistência extra, mas em doses exageradas provoca essas respostas naturais: tremores, secura etc...

Há essencialmente 4 pontos que poderão ser abordados para reduzir o nervosismo:

-Preparação: Quanto maior for a preparação menor é o nervosismo. A mais pequena insegurança existente no estudo individual vai-se intensificar no palco. Gravar regularmente o estudo procurando não necessariamente erros de ritmo, notas, articulação, ataques, fraseado etc... É também útil ter atenção a passagens em que haja constante hesitação, embora tenham as notas e o ritmo certo.

-Repetição da experiência: Quanto maior for o número de vezes que for submetido a uma situação de stress em palco mais fácil é aprender a controlar o nervosismo. Isto não significa apenas audições formais com palco, fatinho a rigor e montanhas de público. Pequenas audições para os familiares e amigos.

- Exercícios de Respiração e Relaxamento - Poderá ajudar alguma disciplina como Ioga, Técnica Alexander, Pilatus, tai chi...

-Ingestão de alimentos e medicamentos - A alimentação poderá condicionar a performance. Recomendo não demasiada comida antes de um concerto, mas não tocar necessariamente com fome. A ingestão de alimentos ricos em açucar poderá ajudar ou uma banana (potássio). Por último, em caso de extrema necessidade, há sempre a possibilidade de contactar um médico e tomar um inderal. Não convém abusar da medicação! Como toda a medicação, há sempre efeitos secundários por mínimos que sejam. O mais comum é o habito de tomar medicamentos! Em conversa com músicos com carreiras internacionais já por várias vezes me referiram que por vezes é mais forte o efeito placebo.

Não há milagres e, acima de tudo, é necessário tempo e calma. O nervosismo controlado contribui para uma boa performance.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
luismota
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 29 mar 2009, 22:23
Localização: Carregado

Re: nervosismo

Mensagem por luismota » 20 jul 2010, 16:37

Boas.

Bem, a explicação do professor Matosinhos parece-me bastante completa mas há sempre espaço para colocarmos as experiências que passamos..

Após algumas tentativas, fiz a minha primeira prova em que realmente fiquei satisfeito. Tomei um comprimido inderal 10mg (penso que são os mais fracos) meia hora antes do exame mas o que me ajudou mais a ter sucesso foi o esforço em preparar as obras o melhor possível. Entendo que nem toda a gente queira recorrer a este tipo de "ajudas" mas acho que tomando as devidas precauções e se não for tomado em excesso, poderá vir a ajudar.
Também acho importante não colocarmos pressão psicológica em nós próprios, há alturas em que as coisas correm bem, outras nem por isso mas nunca devemos desanimar.

Espero ter ajudado...

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes