TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

wanderamo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 17 ago 2010, 17:39

TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por wanderamo » 17 ago 2010, 17:46

Pessoal venho acompanhando este forum a algum tempo e agora resolvi me cadastrar, este é o meu primeiro post, e quero comentários a respeito desta marca de trompa CONDUCTOR, pois este é a marca do meu instrumento, sou iniciante e comecei a mais ou menos 1 mês estudar teoria musial e trompa, preciso de dicas e ajuda, mais goataria muito de saber o que vocês acham do meu instrumento. Obrigado.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Gil Brasil » 17 ago 2010, 20:14

Wanderamo, eu também tenho uma Conductor dupla. Trata-se de um instrumento de fabricação chinesa, importado por lojistas brasileiros, assim como Shelter, Eagle, Dasons, Eastman, Dolphin e inúmeras outras. Muitos lojistas brasileiros pedem direto na fábrica chinesa, pedem para colocar um nome de marca escolhido por eles e importam para o Brasil. Geralmente, são instrumentos que são cópias da marcas famosas de trompa, mas isso não significa que tenham a mesma qualidade, mesmo porque a montagem, soldas e a qualidade dos acessórios fazem a diferença, ou seja, a única coisa igual é o latão. A Conductor na verdade é apenas uma trompa para iniciantes. Se quiser uma trompa de melhor qualidade tem que comprar Holton, Hans Hoyer, Yamaha, Conn, e outras mais baratas como Jupiter, Atkinson, Amati e Cerveny, Barrington. Não se iluda, Conductor é apenas comparável com a Weril brasileira, havendo uma disputa entre Weril e chinesas, mas muitos têm preferido as chinesas pois são mais baratas e, por vezes, se não for melhor não perde em qualidade para a nacional. Assim que puder, compre uma das 4 primeiras que indiquei. Também leia este tópico que escrevi aqui: viewtopic.php?f=10&t=816#p1665. Espero ter ajudado, qualquer coisa posta aí de novo.
Gil Brasil

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Wagner Bracci » 15 set 2010, 20:08

Wanderamo eu também tenho uma conductor já fazem três anos, claro que preciso de uma trompa melhor, mas até agora ela me satisfez no necessário, acho que para iniciante é uma boa trompa, tudo vai de seu poder financeiro, se podes compre uma boa. Agora que um bom bocal ajuda e muito isto posso garantir...

Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Marcos Diego » 23 fev 2011, 11:31

Estou pensando em comprar uma trompa Hans Hoyer 6682 daqui a dois anos (devido o alto custo da mesma) entretanto, eu preciso muito comprar uma trompa para tocar na orquestra da minha igreja, levando em conta que a orquestra é grande gostaria de comprar uma trompa que me suprisse até eu comprar minha Hans Hoyer e ir evoluindo aos poucos.

A questão é: O que vocês acham sobre a Eagle??? eu me arrependeria se comprasse uma? ou deveria optar por outra marca durante esse tempo???

Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Marcos Diego » 23 fev 2011, 20:28

Estava observando ... aparentemente a Eagle é uma cópia da Holton 180. O que vocês me dizem a respeito??

Desde ja muito obrigado ....... não sei o q seria de mim sem este forum :D

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Gil Brasil » 24 fev 2011, 19:08

Marcos Diego Escreveu:Estava observando ... aparentemente a Eagle é uma cópia da Holton 180. O que vocês me dizem a respeito??

Desde ja muito obrigado ....... não sei o q seria de mim sem este forum :D
Parece bastante, muitas coisas copiadas, mas há diferenças importantes.
Holton Eagle Comparativo.jpg
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Gil Brasil » 24 fev 2011, 19:20

Marcos Diego Escreveu:Estou pensando em comprar uma trompa Hans Hoyer 6682 daqui a dois anos (devido o alto custo da mesma) entretanto, eu preciso muito comprar uma trompa para tocar na orquestra da minha igreja, levando em conta que a orquestra é grande gostaria de comprar uma trompa que me suprisse até eu comprar minha Hans Hoyer e ir evoluindo aos poucos.

A questão é: O que vocês acham sobre a Eagle??? eu me arrependeria se comprasse uma? ou deveria optar por outra marca durante esse tempo???
Penso haver um equívoco quanto ao modelo Hans Hoyer, creio que se trata da 6802.

Quanto às trompas mais baratas, em especial as chinesas, eu recomendaria Eagle, Conductor, e ainda a Schiller, pois são bons instrumentos. Não recomendaria Shelter.
Tive uma Conductor por 2 anos, de 12/2008 a 12/2010 e me supriu satisfatoriamente, considerando o custo-benefício, principalmente ressalto a boa qualidade do acabamento e das soldas, o laqueamento da pintura, o funcionamento dos rotores, o único imprevisto foi ter que trocar as borrachinhas de amortecimento dos rotores, que teve custo zero por estar na garantia do lojista.

No entanto, a decisão é sua.

Deus te abençoe.
Gil Brasil

Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Marcos Diego » 24 fev 2011, 19:30

Interessante.

Que pena que os chineses não se atentaram nesses detalhes.

Obrigado pelas comparações. :tr1:

Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Marcos Diego » 24 fev 2011, 19:41

Penso haver um equívoco quanto ao modelo Hans Hoyer, creio que se trata da 6802.

Pois é ... #-o , fui me atentar nisso assim que havia postado.. rsrs

Muito obrigado pela ajuda. Alias ... APDD GIl .. também sou da CCB, estou com essas duvidas sobre marcas pois eu estou migrando do sax alto para trompa (na minha região não possui nenhuma) e ao nivel da CCB o sax eagle é muito bom para tocar na orquestra, tenho medo de comprar uma trompa eagle e ela dar problemas durantes esses dois anos ... rs.
Eu dou aulas de sax na minha comum e ja fiz diversos trabalhos como saxofonista , entretanto ... estou me deparando com um instrumento extremamente desafiante... rs... o que me deixa mais feliz.

Muito obrigado pela ajuda (Gil e Matosinhos) acreditem, o q vcs fazem aqui vale ouro.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Gil Brasil » 25 fev 2011, 19:03

Amém, Marcos Diego.

Também tenho Marcos no sobrenome e meu é pai é Marcos também.

Seguinte: que bela troca hein, no sentido material claro. Mas é como vc mesmo reconhece, é um desafio muito maior, não tenha dúvida.
Tem um irmão nosso que toca o sax alto somente nos cultos, não treina em casa: se fosse com trompa, esquece, isso nunca daria certo, a não ser que o cara seja um fenômeno. É preciso treinar e aprender constantemente, se não cai o rendimento e a qualidade, nem que seja 10 minutos por dia ou a cada 2 dias.

Sobre a trompa Eagle, acho que, a ver o custo - benefício, ela serve bem. Teste-a antes com afinador na loja, leve um trompista para dar umas notas, observe as soldas, se os rotores funcionam firme e sem barulhos estralados ou que ficam agarrando, exija garantia de 1 ano pelo menos. Não creio que terá problemas sérios com a Eagle, é bem padronizada a produção, tem que ver é na hora de comprar se a qualidade agrada.

Também é preciso comprar alguma trompa, não dá pra ficar só pensando, tem que arriscar, não tem outro jeito.

Deus te abençoe.

Aliás, de qual localidade vc é?

A Paz de Deus
Gil Brasil

Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Marcos Diego » 25 fev 2011, 19:15

Amem Gil.

Eu sou de Osasco - SP

Na verdade eu ja possuo uma trompa, é uma blaver em si bemol. Estou querendo comprar outra pois estou bastante descontente com ela, além disso .. o método que estou estudando exige que a trompa seja dupla. (sou muito rigoroso a obedecer o q o método pede). Por isso o motivo da troca.

Como no momento não estou em condições de comprar uma trompa intermediaria, preciso optar para uma de marca barata.

E realmente, se eu nao estudar um minimo de meia hora por dia perco toda a evolução de estudos, é incrivel como esse instrumento exige de nós (diferente do sax). Mas fazer o que né? rsrss... somos apaixonados pelo trompa.

Tiago Pereira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 17 out 2011, 01:34

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Tiago Pereira » 17 out 2011, 01:46

Olá pessoal tenho um desejo muito forte de tocar uma trompa acho o som dela lindo!
comprei uma conductor fa/si com um mês estou tocando até que bem,mas os rotores dela é pesado! levei onde eu comprei
o cara me devolveu ela toda melada de óleo me disse que passou ÓLEO wd E me indicou fazer isso tbm as vezes em que ela endurecer e demorar para
responder!e me disse tbm que é por ela ser chinesa, o Irmão meu professor tem uma weril é molinha,e que óleo devo usar?
queria saber se é normal e se tem como deixar a minha molinha tbm?
alguem pode me ajudar?
obrigado

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por rmatosinhos » 17 out 2011, 09:01

Nas trompas chinesas é existe uma maior facilidade de oxidação. Logo convém utilizar um óleo ligeiramente mais grosso, mas não tanto que faça com que os rotores se movimentem lentamente.
Se por um acaso estiverem demasiado lentos uma opção é encher os tubos com água quente (mas não a fever) e mexer as chaves para retirar o excesso de gordura. De seguida limpar bem e quando estiver seco, aplicar um óleo ligeiramente mais fino.
Encontrar o óleo ideal para a sua trompa pode não ser fácil. Recomendo a marca de óleos hetman por ter uma gama muito variada de produtos desde o mais fino ao mais grosso, logo de certeza que existe um óleo ideal para a sua trompa.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por Gil Brasil » 17 out 2011, 16:07

Tiago, será que o técnico que fez o serviço de lubrificação fez correto?

Na trompa a lubrificação dos rotores, em geral, é feita retirando-se as pompas de afinação, vira a tormpa de ponta-cabeça e pinga-se o óleo dentro dos rotores. Aguarda-se um tempo, enquanto movimenta as chaves. Depois, retorna as pompas ao lugar e pronto para uso.
Já vi trompa melada com óleo para todo o lado, mas os rotores continuavam duros. Avisei o trompista sobre este procedimento, o qual o fez no mesmo momento e as chaves já melhoraram instantaneamente.

Veja na figura abaixo:

Imagem

Se continuar emperrando, aí tem que desmontar os rotores, mas acredito que não será preciso.
Agora, quanto à Conductor ter os rotores mais duros que outras trompas de renome, é normal, as chinesas são um pouco mais duras.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: TROMPA CONDUCTOR FA/SIb?

Mensagem por rmatosinhos » 17 out 2011, 17:30

Cuidado ao colocar o óleo na trompa como na foto que o Gil indicou.
As gotas deverão ir de encontro ao rotor sem tocarem nas paredes das bombas ou ira contribuir para "lavar" a massa e empurrar esta em direcção as bombas.
A Alexander por exemplo diz que só e necessário colocar oleo desta forma se a trompa estiver parada por algum tempo. Geralmente a condensação de água é suficiente para manter o rotor lubrificado.
Uma possibilidade de fazer esta intervenção sem misturar a massa das bombas e o óleo é utilizar um frasco que tenha agulha (como os frascos da Alexander ou da hetman)

Imagem

A espessura de óleo a utilizar varia de trompa para trompa, mas um bom exemplo é seguir como base este esquema

Imagem
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes