Bocais

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
marcoshorn
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 6
Registado: 07 mar 2005, 10:47

bocais

Mensagem por marcoshorn » 31 out 2005, 12:44

gostaria que dessem as vossas opiniões sobre marcas de bocais e modelos. Quais as melhores ou as que preferem. Eu sou tipo « viciado em comprar bocais», tou sempre a mudar e acho que isto me afecta, deixem as vossas opiniões

Avatar do Utilizador
Miguel Castro
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 17 jan 2005, 01:22
Localização: Portalegre

Bocais

Mensagem por Miguel Castro » 01 nov 2005, 00:14

Na escolha de bocais as caracteristicas que eu considero serem mais importantes sao em primeiro lugar o nivel de confurto k nos proporciona, principalmente a zona do anel, este aspecto e muito importante pois com um bocal k nos faca sentir desconfortaveis podemos ganhar vicios como desviar ligeiramente o bocal e consequentemente mudar a embucadura de forma a esta s adaptar ao bocal, kd deve ser o oposto a acontecer ou seja, devemos procurar um bocal k se enquadre com as nossas condicoes fisicas naturais. No meu caso por exemplo, tenho ums labios grossos e bocais com o anel demasiado finos magoam-m, e por isso tenho menos rendimento com esse tipo de bocais.
Outra caracteristica k axo importante e o tamanho da bacia ou copo, uma bacia demasiado pequena pode ser mais facil pra se tocar mas axo k tb limitam a amplitude sonora, contudo uma bacia grande tambem "gasta" mais ar, tirando um pouco de resistencia. E essencial encontrarmos um bocal k tenha uma bacia k tenha a ver com as nossas condicoes, ou seja k consigamos encher bem e confortavelmente de ar. Com a abertura do fundo do bocal passa-se sencivelmente o mm e normalmente estes dois factores estao relacionados.
Depois a outros factores k tb influenciam o rendimento de cada bocal, como o banho, se exprimentarem um bocal banhado a ouro da mm marca e modelo k utilizam vao certamente notar diferenca ( eu notei!) especialmente no som, torna-s mais suave e escuro e no proprio toque mais suave com os labios e menos frio. tambem o estado de conserva e essencial, por exemplo na zona de encaixe ( extermidade do bocal) qualquer dano pode influenciar na afinacao e na certeza de execucao. E claro a limpeza e algo k deve ser feito regularmente...
Quanto a uma constante mudanca, isso e de facto uma coisa k deve ser evitada pois na primeira impressao qualquer bocal nos parece ser o melhor e depois com o passar do tempo e k se percebe realmente k o bocal nao nos interessa, ou pelo contrario e tb com o tempo q s comeca a tirar maior proveito do bocal. Por isso na altura de escolha de um bocal deve-se ter em conta as caracteristas k axamos adequadas a nos e com as quais nos sintamos confortaveis.

Consulta tb no arquivo deste site a seccao relacionada com os tamanhos de bocais, onde tb tens esta tabela de marcas e modelos. http://www.trompista.com/arquivo/bocais/bocais.pdf

Espero ter sido util com estas informacoes k considero importantes.

1abraco.
M. C.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Mensagem por rmatosinhos » 06 nov 2005, 21:35

Bocais... essa é difícil...

Tem tudo que ver com paciencia...


O que eu recomendo é um bocal que não seja de extremos... nem muito pequeno nem muito grande e muito estudo.


Depois com o tempo logo se vê.

Mudar sempre de bocal não dá grande estabilidade.

Por outro Lado. uma mudança de bocal implica tempo.

Desde há um ano atrás já tentei fazer 2 mudanças de bocal sem efeito.

Temos que contar com os efeitos indesejáveis da mudança. O problema é que na hora de tocar, principalmente quando somos pagos para isso, ninguem quer saber se o bocal é novo ou não. Mas temos ue viver com isso...

é preciso...

PACIENCIA, TEMPO E CORAGEM.... :)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

famisigo88
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 14 mai 2006, 13:24
Localização: Pico - Açores

Mensagem por famisigo88 » 18 ago 2006, 19:38

No meu caso, os bocais com os quais me indentifico mais são os da bach: o nr 7 e o nr 10. Para mim não há melhor, mas varia de pessoa para pessoa, por isso deves escolher de acordo com o que necessitas e com o que te sentes melhor!!!

luis_trompa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 15
Registado: 06 mar 2010, 01:16

Re: bocais

Mensagem por luis_trompa » 08 mar 2010, 22:33

eu por acaso tenho andado a exprimentar um bocal do meu professor de instrumento: um schmid 8 e adoro o bocal sinto-me muito melhor que no jk 2 dk que para mim tambem é um bom bocal



:tr1: :tr1: :tr1:

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: bocais

Mensagem por Wagner Bracci » 27 mar 2010, 12:19

No meu caso comecei a estudar com um giardinelle C4, produz um som muito quente e aveludado, mas me prendia muito em staccatto, após 1 ano, passei para o Paxman 4C, melhorou muito, mas ainda tinha dificuldade em staccatto e intensidade pp-p-mf-f-ff, fiquel uns 8 meses, depois pequei um JK- W 1 DK, me ajudou em muitos aspectos, consegui melhorar o staccatto, duplo e triplo golpe de lingua, intensidade, flexibilidade, etc. Acho a questão de bocal muito complexa, se o trompista está com alguma dificuldade, vale a pena esperimentar outros bocais, desde que não se torna um vício! Dando sempre um tempo para averiguação, pois tocar em um bocal e logo após em outro, no meu entender só complica.

DIV44
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 13 jul 2010, 15:38

Re: bocais

Mensagem por DIV44 » 13 jul 2010, 15:45

Ola a todos! Sou aprendiz de trompa e queria trocar de bocal, queria algo que me ajudasse a melhorar o som, eu sei que para isso também é necessário muito estudo, mas sei que se tivermos um bom bocal e muito estudo e meio caminho andado. Como não tenho muito conhecimento acerca de bocais gostaria que me ajudassem na minha pesquisa e a solucionar o meu problema! Espero não estar a criar muito incomodo!
Abraço a todos e cumprimentos!

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: bocais

Mensagem por Wagner Bracci » 13 jul 2010, 17:26

Olá di44, bocal, como o Matosinhos disse, é um assunto complicado, tens que esperimentar, uns preferem pequenos, outros grande, e outro os médios, sabemos que cada qual tem seu beneficio, por experiencia, já citado acima, aprendi que um bom bocal é aquele que te facilita na execução das mais variadas formas de tocar, seja forte, ligado, staccatto, etc. Também o fator - gosto - se gosta de som brilhante, ou se gosta de som escuro, aveludado?
Realmente temos que experimetar, leva tempo, \:D/ eu mudei três vezes, um Giardinelle c4 (adoro o som) mas me prende nas notas graves - Toquei em um Paxman 4c, (ótimo bocal, mas tinha dificuldade nos stacattos) Aí pequei um JK 1WK 1DK, me solucionou meus problemas, embora no agudo tenho dificuldades, mas no geral me satisfez. (lembrando que fiquei em média 6 meses com cada) pois somente tocar por alguns minutos pode iludir [-X )
Tens que pesar o que preferes, e optar pelo que melhor lhe satisfaça!!! :lol:
Umm abraço

ricardotrompa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 17
Registado: 19 ago 2010, 10:16

Bocais

Mensagem por ricardotrompa » 31 out 2010, 21:55

Qual é para vocês o melhor bocal? Ou a melhor marca de bocais?

E para agudos? Acham que há algum bocal em especial?

Cumprimentos aos trompistas :wink:

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Bocais

Mensagem por rmatosinhos » 01 nov 2010, 09:02

Bocais são como os sapatos!
Servem para um mas não necessariamente para outro.

A minha sugestão quanto a bocais é optar por um bocal médio, nada de extremos e estudar, estudar, estudar.
Há medida que se for conhecendo a própria embocadura, aí sim experimentar diferentes bocais.

Havendo uma ajuda externa deverá ser sempre para uma opinião àcerca do som resultante.

Utilizar uma opinião externa para comprar um bocal antes sequer de experimentar poderá condicionar a opinião que teremos deste, por já haverá preconceitos.

Desta forma seria o mesmo que comprar uns sapatos, não por que nos sentimos bem com eles, mas sim porque alguém disse que nos iríamos sentir.

Nada como experimentar.

Apenas uma pequena advertência...

Como Philip Farkas refere na página 4 do seu livro "The art of French Horn Palaying", um bocal diferente produz geralmente uma boa reacção, pois usa diferentes músculos, mas assim que esses se cansam, a cosia piora... Será necessário algum tempo com esse bocal para averiguar se é esse "o bocal!"
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

ricardotrompa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 17
Registado: 19 ago 2010, 10:16

Re: Bocais

Mensagem por ricardotrompa » 01 nov 2010, 11:39

Mas um bocal médio qual é o número correspondente? E qual é a melhor marca de bocais de trompa?

Já agora, qual é o bocal que você toca? :)

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Bocais

Mensagem por Gil Brasil » 17 nov 2010, 22:57

Ricardo, cada marca de bocal (Vincent Bach, JK, Denis Wick, Yamaha, Holton, Giardinelli, Laskey, Kelly, Schilke, Weril, etc) tem suas medidas e formatos próprios. Escolher um bocal depende das características pessoais, das suas necessidades e interesses, e do seu instrumento.

Recomendo que o ideal é experimentar vários bocais e achar o que mais lhe agrada, apesar que como já reportou Matosinhos, pode-se enganar facilmente com um bocal novo, pois este trabalha novos músculos e pode dar uma falsa sensação de melhora, ou seja, melhora na hora ou duas semanas, mas depois aparecem novos ou piores problemas.

Acho que você deve escolher o bocal em função do formato e tamanho dos lábios.
Vai umas dicas, mas isso é muito pessoal:
Lábios grossos: pedem bocais de médios e largos, com copo mais profundo, bordas médias;
Lábios médios: bocais de pequenos a meio largos; com copo médio, bordas médias, havendo variadas opções;
Lábios finos: bocais pequenos e médios, pode-se escolher mais opções do que os outros.

Quanto às bordas do bocal, bordas finas aumentam seu volume de som, mas tiram resistência dos lábios (cansam mais); bordas grossas, tendem a diminuir o volume de som e flexibilidade dos lábios dentro do bocal, mas dão mais resistência (menor cansaço). Por isso, recomendo bordas médias, que te dão um bom volume de som, flexibilidade e resistência.

Lembre-se que quanto mais estreito o calibre do bocal (caninho que leva o ar para o instrumento) consegue-se um som mais brilhante e melhor para notas agudas; se mais largo o calibre, consegue-se um som mais escuro, maduro, cheio, mas não tão bom para notas agudas, sendo ideal para notas médias e graves. Assim, a considerar as notas pretende tocar: para notas médias a agudas, bocais com copos pequenos, calibres mais finos, bordas médias; notas médias a graves, copos maiores e profundos, calibres maiores, bordas médias. Mas, tudo isso tem que combinar com os seus lábios, necessidades/interesses e instrumento.

Não troque de bocal em menos de 3 meses no mínimo, pode destruir sua embocadura.
Gil Brasil

Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Re: Bocais

Mensagem por Marcos Diego » 23 fev 2011, 12:32

E quanto a questão das marcas?

Existe uma marca que seja melhor nos agudos por exemplo?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Bocais

Mensagem por rmatosinhos » 23 fev 2011, 16:44

Marcos Diego Escreveu:E quanto a questão das marcas?

Existe uma marca que seja melhor nos agudos por exemplo?
É relativo, em todas as marcas há bocais adequados ao registo agudo. Nada como experimentar.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes