Aprender a tocar trompa e tocar numa banda ao mesmo tempo.

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder

É correcto tocar numa Banda enquanto se está a estudar trompa (numa Academa, Conservatório, Escola Profissional, etc...) ?

Sim
15
50%
Não
2
7%
Sim (mas com cuidado nos primeiros anos)
13
43%
 
Total de votos: 30

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Aprender a tocar trompa e tocar numa banda ao mesmo tempo.

Mensagem por rmatosinhos » 29 jan 2005, 21:51

Eis uma questão sensível, que geralmente dá alguma discussão.

Por um lado é bom tocar numa banda:

- Os musicos da banda (geralmente) só pegam no instrumento assim que o solfejo está estável, logo se entrarem para um conservatório ou academia, terão mais facilidades de leitura do que os alunos que começaram do "0".

- As Bandas podem ter má fama de "destruidoras de embocaduras" mas sem o apoio que prestam aos execuntes (emprestando instrumentos), não haveria sequer metade os instrumentistas de sopro que há em portugal, pois os instrumentos pagam-se (e bem...)

- As Bandas possibilitam ao aluno a aprendizagem em conjunto, logo, cria-se um esírito de música de câmara (à maneira da musica de amigos de Schubert). Os alunos que não tocam em bandas, tendem a tocar bem sozinhos, mas têm dificuldades de adaptação à musica em conjunto. Passando geralmente muitas horas em estudo individual, não são tão sociáveis como aqueles que dedicam mais tempo à musica em conjunto.

- Finalmente, tocar bastantes horas consecutivas, habituam o aluno a trabalhar e fortalecer a embocadura (ou não...)


Mas por outro... pode ser mau:

- Algumas bandas são tão mazinhas que... (nem se podem ouvir) e os alunos aprendem a dar cacetadas em tudo quanto é finais de frase, sincopas, com articulação tipo ("tfa", "tfa", ou "tua", "tua"), dinâmicas tipo ON/OFF, e interpretação duvidável.

- Algumas arruadas consecutivas (algumas de 1 hora ou mais ) e procissões tipo "Alijó & Companhia", deixam qualquer embocadura "feita num oito"

- As partituras (pausa, TA, pausa, TA, pausa, TA...) não são muito istructivas (felizmente este factor tem mudado largamente nos ultimos anos).

- Geralmente depois de uma temporada... (principalmente nos primeiros graus) é preciso limpar todos os anos a "barriga de misérias" e corrigir vícios...



No meu caso... assim que entrei para uma Escola Profissonal, deixei as Bandas, para só voltar a tocar passaos uns 5 ou 6 anos.

Mesmo já no Ensino Superior, os serviços que fiz com bandas, foram apenas esporádicos.

Se tivesse feito "contractos milionários", seria mais fácil comprar instrumentos, mas por outro lado não me arrependo, pois tive mais tempo livre para estudar, e não tive que aceitar nada antes de uma prova ou concerto de responsabilidade...

Para mim, as bandas, apesar de tudo têm mais aspectos positivos do que negativos. Cabe ao professor, orientar o aluno (especialmente nos primeiros anos), ensina-lo a descansar e poupar energias e corrigir constantemente novos vícios.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Cláudio Moreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 10 jan 2005, 11:15
Localização: Sobreira-Paredes/Porto
Contacto:

Mensagem por Cláudio Moreira » 06 fev 2005, 15:25

Eu toco numa banda e tenho alguns problemas, porque ás vezes, fico sem resistência. tenho sorte em pensar um pouco, aquilo que me basta, para não forçar mais e estragar cada vez mais a embucadura. Por outro lado, para um trompista principiante até é bom porque a banda empresta a trompa, sendo ela boa ou má, o que é verdade é que emprestam. Acho que tocar numa banda é bom porque dá emenso traquejo ao instrumentista, porque um dia saberá tocar, poupando-se aqui e ali nequelas peças para trompa :twisted: hhhhmmmm.....mas também pode estragar a vida de um instrumentista, por isso tenham cuidado :D
Portem-se bem trompistas................Cláudio Moreira

Avatar do Utilizador
RiCON
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 26 dez 2004, 22:43
Localização: Santa Maria da Feira
Contacto:

Mensagem por RiCON » 07 fev 2005, 00:57

A maior vantagem de tocar numa Banda, para alguém que esteja numa Escola Profissional ou Ensino Superior:

- Ganha-se dinheiro.
- Conhecem-se pessoas que podem facilitar a procura de trabalho mais tarde.
- Socializa-se.
- Ganha-se cultura musical (*cof*cof*)

(Quem não se lembra do famoso clavicorne com o qual começou a tocar na banda? :wink: )

carlos gameiro
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 28 jan 2005, 12:42
Localização: TORRES NOVAS

Bandas,...algumas

Mensagem por carlos gameiro » 17 fev 2005, 15:46

Olá caros trompistas! Finalmente algum tempo para escrever...
Pode de facto ser interessante e vantajoso tocar numa banda, a ponto de superar todos os aspectos negativos que a actividade "bandística" possa ter. Há, no entanto algo ´de fundamental que não podemos esquecer: cabe às bandas e aos responsáveis pelo trabalho artístico ("maestros e afins") proporcionar aos alunos e músicos amadores condições para que possam desenvolver a sua actividade com qualidade e de uma forma responsável no que diz respeito ao desenvolvimento dos jovens músicos.
Infelizmente há por aí muitos maestros e professores para quem uma banda não passa de um pretexto para aumentar a conta bancária e que se esquecem que já vivemos no século XXI, e que noutros países há muitos séculos que as pessoas perceberam que quem dirije ou dá aulas numa banda é também um educador, com responsabilidades na educação e formação de jovens e adultos; esquecem-se que têm a obrigação de divulgar materiais (peças, métodos, etc...) e metodologias inovadoras e voltadas para o desenvolvimento estético e técnico das bandas e dos seus elementos. Ser músico amador não deve ser sinónimo de músico mau, e quem "ama" a música não o pode fazer só ao sábado à noiote durante uma ou duas horas ( que amor seria esse?). As bandas podem e devem ser um bom complemento para quem quer aprender um instrumento, mesmo para que quer um dia ser profissional. Havemos de lá chegar um dia.

Abraços e beijinhos a todos os trompistas.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Mensagem por rmatosinhos » 18 fev 2005, 01:57

Estou inteiramente de acordo.

Conhceci um maestro que costumava dizer: "não sejam profissionais..."

Músico é a melhor profissão do mundo: fazemos aquilo que gostamos, e ainda nos pagam por isso... o problema é realmente, quando as pessoas só pensam no lado monetário e esquecem o amor à propria musica.

Acredito que com amor e dedicação é que se consegue tocar trompa... só dessa forma é que se justifica a iniciaçao do instrumento, que é um pouco ingrata: krrrru, krrrru...

... começamos a estudar, está tudo pensado e trabalhado e sem que se preceba por quê: ai vai a primeira nota: krruuuu

Claro que com o tempo o kruu vai desaparecendo, dando lugar ao doce, rico e nobre som da trompa.

Conclusao: Quem ama é recompensado
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
RiCON
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 26 dez 2004, 22:43
Localização: Santa Maria da Feira
Contacto:

Mensagem por RiCON » 18 fev 2005, 17:12

Mas o amor não alimenta.
É preciso pensar nisso também ;P

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Mensagem por rmatosinhos » 18 fev 2005, 22:13

sim, claro... mas é um princípio.

É difícil encontrar um bom músico que não ame aquilo que faz.

(há casos, mas são um excepção...)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
emanuel_ribeiro_vlc
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 21
Registado: 11 mar 2008, 19:14
Localização: Vale de Cambra(aveiro)

Re: Aprender a tocar trompa e tocar numa banda ao mesmo tempo.

Mensagem por emanuel_ribeiro_vlc » 26 mar 2008, 22:45

eu sou um dos casos de musicos que toca numa banda(excelente maestro, gil magalhães) estuda numa academia(excelente professore, helder vales) e provavelmente não passarei de um amador, de preferencia um bom amador. é que começei a tocar á 3 anos, quase, mas o problema é que tenho 16. não sei se sabem, pelo menos cá em vale de cambra é assim, musico de cá de vale de cambra têem um certo desconto na academia e isso facilita muito as coisas e tambem depois existe o problema da trompa ser um instrumento caro e a banda emprestar uma...tenho pouca experiencia de musico e de vida mas a minha opinião e esta...depende das bandas dos maestros dos professores na academias...por isso não me posso queixar...helder toda agente o conhece e o gil tambem mts o devem conhecer e tambem tenho a sorte de um trompista dos vossos(profissionais) tocar na banda e vaime dando conselhos
Emanuel Ribeiro

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Aprender a tocar trompa e tocar numa banda ao mesmo tempo.

Mensagem por Wagner Bracci » 06 mai 2009, 02:05

Olá a todos, meio que atrasado.... mas acho legal estudar e tocar, estudo em um POLO AVANÇADO e participo das apresentações como prática de conjunto, como também, participo de outra orquestra na faculdade de Pedagogia, tenho visto que me ajuda muito, em especial ao transporte de partituras, muita vezes vem escrito para trompa mib, ou dó, tenho que me virar, mas sem tocar muito "locão" para não estragar a embocadura, tem me ajudado muito. :rolleyes:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes