Dedilhação 1+2 ou 3?

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder

Que dedilhação usa preferencialmente para as notas ré e lá?

1+2
11
61%
3
2
11%
ambas
5
28%
 
Total de votos: 18

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Dedilhação 1+2 ou 3?

Mensagem por rmatosinhos » 22 fev 2011, 10:13

No fórum italiano de trompa levantou-se uma questão relativamente à utilização da Dedilhação 1+2 ou 3.
Gostaria de saber a opinião dos utilizadores deste forum.

Para mim depende...
Creio que o mais importante é ter flexibilidade suficiente para tocar tanto com 1•2 como com 3.
A dificuldade aumenta quando apenas se usa uma posição, pois vai desafinar em numas passagens e vai complicar tecnicamente noutras.
Na minha trompa 1•2 is é geralmente demasiado alto, e com a 3ª chave demasiado baixo, mas algumas trompas afinam perfeitamente com a 3ª chave.
Para passagens técnicas, geralmente prefiro 1•2 mas, por exemplo, em passagens com o arpejo de Sib maior, facilita bastante utilizar o ré com a 3ª chave.

Uma boa opção são as trompas com uma 3ª chave ascendente (em que a 3ª valvula sobe 1 tom ao invés de descer um tom e meio). Com essas trompas é possivel obter as notas Ré e Lá perfeitamente afinadas com a 3ª chave. Apenas alguns fabricantes comercializam este tipo de trompas ( A alexander possui uma opção para o modelo 200)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

brfhorn
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 29
Registado: 11 mai 2010, 18:00
Localização: Brasilia - Brazil

Re: Dedilhação 1+2 ou 3?

Mensagem por brfhorn » 22 fev 2011, 14:02

Uso 1+2 por costume mesmo. Na verdade passei um bom tempo sem saber que as 2 formas são equivalentes. ](*,)
Falta me acostumar a tocar na 3ª chave.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dedilhação 1+2 ou 3?

Mensagem por Gil Brasil » 22 fev 2011, 20:45

Uso ambas as formas, mas geralmente uso 1-2 por ser mais de costume, às vezes tem aquele negócio de ter mais confiança em determinadas passagens, ou certas melodias. Em Sib afinam perfeitamente as duas opções, em Fá quase não necessito usar 1-2 (ou 3) devido às transposições que preciso fazer para tocar as melodias. Em diversas ocasiões, dependendo da nota, pode-se até substituir ambas pelas chaves soltas (posição 0).

Tem muito músico amador que não sabe que 1-2 corresponde a 3, por esses dias um trombonista me disse que sequer imaginava isso.

Agora, a minha trompa desafina um pouco é em 1-3 e 1-2-3, principalmente nas notas graves, que geralmente são as mais usuais para essas combinações.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Dedilhação 1+2 ou 3?

Mensagem por mapereira » 24 fev 2011, 00:54

Sendo minha trompa em Si bemol, naturalmente usaria 1+2 para ré e lá; como devo pensar a trompa em fá, uso 1 para ré e 1+2 para lá. Não tinha pensado que 1+2=3, o que é de doer. É mais uma que aprendo com os dois mestres.
Muito bom.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dedilhação 1+2 ou 3?

Mensagem por Gil Brasil » 24 fev 2011, 18:23

mapereira Escreveu:Sendo minha trompa em Si bemol, naturalmente usaria 1+2 para ré e lá; como devo pensar a trompa em fá, uso 1 para ré e 1+2 para lá. Não tinha pensado que 1+2=3, o que é de doer. É mais uma que aprendo com os dois mestres.
Muito bom.
mapereira, é que a primeira bomba baixa um tom, a segunda meio tom, a terceira um tom e meio, ou seja, é matemática simples que a 3ª chave corresponda às duas primeiras em altura de som. Qualquer nota com 1+2 pode ser substituída por 3, como Lá(3) e Dó#(3). Também pode-se tocar Lá(3) com 0. Também pode tocar Mi(3), que é naturalmente 0, com a chave 3.

A Paz de Deus, prezado.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Dedilhação 1+2 ou 3?

Mensagem por mapereira » 11 mar 2011, 23:17

Paz de Deus, Gil
Vou ficar com as tradicionais dedilhações de Si bemol e Fá por enquanto; com o passar do tempo vou modificando aos poucos, porque, se fizer isso agora, vai ser uma grande confusão. Ás vezes já confundo as duas dedilhações, estou em Fá e meio desapercebido passo para Si bemol, tentando colocar essas alterações seria complicado, vou esperar mais um pouco.
Deus abençoe

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Dedilhação 1+2 ou 3?

Mensagem por Eliabe Alamo » 05 mar 2012, 23:41

Gil Brasil Escreveu:é que a primeira bomba baixa um tom, a segunda meio tom, a terceira um tom e meio, ou seja, é matemática simples que a 3ª chave corresponda às duas primeiras em altura de som. Qualquer nota com 1+2 pode ser substituída por 3, como Lá(3) e Dó#(3). Também pode-se tocar Lá(3) com 0. Também pode tocar Mi(3), que é naturalmente 0, com a chave 3.
Essa da substituição do 1+2 por 3, eu descubri em menos de uma semana com a trompa.
Mas eu não consigo tocar o mi da 1ª linha com o 1+2 ou 3! só consigo na escala grave e na super-grave. e o ré eu não consigo em nenhuma escala usando o 1+2. somente na escala grave e super-grave que eu uso o 1+3. Porém eu descobri agora qual era a nota que eu tirava quando ia fazer o arpejo de sol maior, uma nota entre o sol e o do. Então quer dizer que é o la... mas não sai um la bem afinado não.

Paz
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Trompistaa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 12 jun 2017, 04:19

Re: Dedilhação 1+2 ou 3?

Mensagem por Trompistaa » 12 jun 2017, 04:42

Minha trompa toca em fa quando eu faço a digitação de Si bemol sem a quarta chave isso é normal? :?: :?:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes