O que significa o A1 nos bocais JK?

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Marcelino
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 49
Registado: 25 mai 2008, 19:41
Localização: Americana SP

O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por Marcelino » 20 nov 2011, 00:40


Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por Gil Brasil » 21 mar 2012, 19:21

Provavelmente, a JK criou as opções 1 a 4, que variam os diâmetros internos entre 16 mm a 18 mm. Porém, viu a necessidade de criar uma opção com diâmetro interno ainda maior, e assim como a numeração já estava impressa em muitos bocais e seria penoso e caro consertar isso, lançou a opção 01 com diâmetro interno de 18,5 mm, aliás é a que eu uso, um 01 DK.

Deus te abençoe meu querido.
Gil Brasil

Marcelino
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 49
Registado: 25 mai 2008, 19:41
Localização: Americana SP

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por Marcelino » 22 mar 2012, 20:30

Amém, estudo comprar um bocal JK. E qual sua opinião: a) em relação a à sua interpretação na CCB;
b) estudos e emissão de graves e agudos;

Abç

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por Gil Brasil » 24 mar 2012, 19:49

Marcelino Escreveu:Amém, estudo comprar um bocal JK. E qual sua opinião: a) em relação a à sua interpretação na CCB;
b) estudos e emissão de graves e agudos;

Abç
A Paz de Deus, Marcelino.

Perdoe-me não respondê-lo antes.

Quanto à primeira questão, não entendi bem a pergunta, talvez eu responda e não seja o que deseja saber. Poderia repeti-la com mais informações?

Quanto à questão b, inicialmente, posso dizer que os bocais JK, ao lado do Stork, Paxman e Marcinkiewicz, são os mais completos do mercado atualmente para trompa. O JK tem provavelmente a maior gama de opções de tamanhos e especificações. Eu recomendo fortemente bocais JK porque são bastante versáteis e suas opções nos dão muitas alternativas. É bom lembrar que eles têm a linha europeia (shank europeu, mais comprido) e a linha americana (shank americano, mais curto), entre outras.

Primeira coisa a considerar na escolha de um bocal: volume dos lábios. Se tens lábios volumosos, precisará de diâmetro interno maior: recomendo no mínimo 17,5mm, o ideal seria 18mm; se são médios ou finos, pode diminuir o diâmetro: recomendo no mínimo 16,8mm. O diâmetro interno necessita dar espaço para que os lábios, língua, dentes e boca, no conjunto e nas particularidades de cada, possam ter flexibilidade, mobilidade e conforto.

O anel externo deve ser médio a médio-grosso. Anéis finos tendem a reduzir drasticamente a resistência, em muitos casos, chegam a inchar muito. No caso dos bocais JK, isso não será problema, pois são excelentes neste quesito.

Considerando a linha Exclusive, que parece ser a mais popular da JK.
Muito bem, quanto ao som que pretende: som escuro ou som brilhante.
Se escuro e mais para graves, escolha a linha K; se brilhante e específico para agudos, linha M.
Um trompista me disse que experimentou as duas linhas, com a mesma especificação, e achou que a linha M ganha por diferença mínima sobre o K na questão dos agudos.
E mais: som escuro necessita copos mais fundos e furos mais largos. Som brilhante, ao contrário, copos mais rasos e furos mais estreitos.

Agora que vem o melhor dos bocais JK: a extensa gama de diâmetro interno (16,5 mm a 18,5 mm), junto a outras especificações, permite ao trompista tocar praticamente toda a gama de notas, desde as graves pedais até super agudas.
Explico: para tocar grave, necessita descer o maxilar e abrir mais a embocadura, e para tocar agudos, o contrário. Se o diâmetro é grande isso é perfeitamente possível num bocal de 18,5mm, ou mesmo de 18mm (dependendo do formato e volume dos lábios).

Porém, nem tudo é perfeito num só bocal: quanto ao copo, quanto mais raso, melhor para agudos, mas perde-se em sonoridade e projeção; quanto mais fundo, o contrário.

E agora vem a principal decisão: o furo.
Furo mais largo ajuda projeção e som escuro, porém prejudica radicalmente as agudas.
Furo mais estreito impede maior projeção, flexibilização do timbre, a sonoridade poderá empobrecer muito e prejudica as graves, mas é ideal para quem quer somente as agudas, as quais sairão bem mais brilhantes e metalizadas.
Por isso, recomendo furo intermediário, pra ser mais exato, 4,2mm (todas as letras "D" da JK). O furo de 4,4 mm já não facilita tanto as agudas, e o 4,0mm dificulta a projeção e as notas graves.

Resumo: se pretende tocar graves e agudas satisfatoriamente (não com excelência), recomendo diâmetro interno maior, copo médio, furo intermediário.
Ou seja, mesmo que o bocal tenha furo intermediário (não indicado para graves), é possível tocá-las bem, pois o diâmetro interno mais largo e o copo médio do bocal permitem isso. E essas opções me parece que somente a JK tem.

Deus te abençoe meu caro.
Gil Brasil

Marcelino
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 49
Registado: 25 mai 2008, 19:41
Localização: Americana SP

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por Marcelino » 25 mar 2012, 01:03

Amem, Gil, diante de uma resposta tão bem elaborada assim, não restam dúvidas.

Mais uma vez obrigado e Deus o abençoe grandemente.

RubenPt
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 69
Registado: 31 jan 2014, 20:40
Localização: Portugal

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por RubenPt » 04 mar 2014, 20:05

Boa noite caros trompistas, tenho esta dúvida. O que acham do bocal jk exclusive 1ek? Será o melhor para mim? Tenho mais facilidade nos graves.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por Gil Brasil » 04 mar 2014, 22:56

Ruben, o JK 1EK não é o mais indicado para graves, visto que seu furo é de apenas 4,0 mm.

O ideal para graves (claro, haverá maior dificuldade nos agudos) é o JK 1AK, pois o furo de 4,8 mm permite maior fluxo de ar, som cheio e maior projeção.

Vai ficar um sonzão.
Gil Brasil

RubenPt
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 69
Registado: 31 jan 2014, 20:40
Localização: Portugal

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por RubenPt » 05 mar 2014, 10:25

Muito obrigado Gil :-D

RubenPt
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 69
Registado: 31 jan 2014, 20:40
Localização: Portugal

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por RubenPt » 05 mar 2014, 11:09

Onde posso encontrar em Portugal numa loja online?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por Gil Brasil » 05 mar 2014, 21:30

Que eu saiba tem o Palácio das Tubas.

Outra loja é a Thomann, da Germânia, que envia para Portugal.

Com certeza, o Ricardo Matosinhos deve conhecer outras lojas.
Gil Brasil

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por rafaps » 14 mar 2014, 21:00

Paz

Vendo a discussão de vocês, me surgiu uma duvida.

um bocal para ter um som mais bem projetado, e mais escuro, ele precisa de ter um furo maior certo?
e para som brilhante, menor projeção de som, e menos gasto de ar, um furo menor?

por exemplo :Então o Bocal JK 1 EM ajudaria para um som mais brilhante, e um menor gasto de ar, e o bocal JK 2 BK ajudaria para um som mais bem projetado, cheio , mas gastaria mais ar?

esse back bore acho que é isso, oque é? rs

então pelo que eu entendi, o tamanho interno em mm, por exemplo 17.0mm ou 18.5mm não altera o som, é simplesmente preferencial para o usuario?

aproveitando, se não for pedir de mais, alguem poderia deixar um vídeo mostrando a diferença de um som escuro para um som brilhante? tem sido tema de discussão constante aqui onde moro, mas não aprendi a diferenciar bem :S

Obrigado meus amigos! :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por Gil Brasil » 16 mar 2014, 01:18

Vendo a discussão de vocês, me surgiu uma duvida.
"um bocal para ter um som mais bem projetado, e mais escuro, ele precisa de ter um furo maior certo?" R: Certo.

"e para som brilhante, menor projeção de som, e menos gasto de ar, um furo menor?" R: Certo.

"por exemplo :Então o Bocal JK 1 EM ajudaria para um som mais brilhante, e um menor gasto de ar, e o bocal JK 2 BK ajudaria para um som mais bem projetado, cheio , mas gastaria mais ar?" R: Certo.

"esse back bore acho que é isso, oque é? rs". Na verdade, 'bore' é literalmente o "furo" do bocal, que fica no fundo do copo do bocal. 'Backbore' é a parte final do bocal, ou seja, aquela parte posterior que entra no 'leadpipe', o cano inicial da trompa onde se encaixa o bocal. Veja a figura:

Imagem

"então pelo que eu entendi, o tamanho interno em mm, por exemplo 17.0mm ou 18.5mm não altera o som, é simplesmente preferencial para o usuario?" R: Mais ou menos, ele altera o som na medida que abre mais o copo e permite maior fluxo de ar. Mas, realmente, não altera expressivamente o som. O diâmetro interno da borda é exatamente uma opção do trompista, quem tem lábios mais grossos, diâmetro maior, e assim por diante. Muitos trompistas sofrem com diâmetros muito estreitos, muitas vezes causando inchaços, perda de flexibilidade e cansaço rápido. Era o meu caso, até experimentar e gostar dos diâmetros sempre maiores (18,5 mm da JK).

"aproveitando, se não for pedir de mais, alguem poderia deixar um vídeo mostrando a diferença de um som escuro para um som brilhante? tem sido tema de discussão constante aqui onde moro, mas não aprendi a diferenciar bem :S" R: Grosso modo, compare um flugelhorn com um trompete: o flugelhorn tem um som escuro e o trompete tem som brilhante. Na trompa, a parte em Fá é mais escura, enquanto a de Sib é mais brilhante. Escuro: cheio, quente, envolvente; brilhante: metalizado, incisivo, direto.
Se eu achar algum vídeo, posto aqui.
Gil Brasil

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: O que significa o A1 nos bocais JK?

Mensagem por rafaps » 16 mar 2014, 01:41

Caracas Gil, obrigado!!

tirou muitas duvidas :tr1:

mas Gil, você não sente falta do registro agudo com o bocal 18.5mm ? o meu tem mais ou menos 17mm, quando peguei um bocal emprestado JK 1EK senti uma enorme mudança no som, um som mais solto, e mais liberdade a meus lábios, mas senti uma maior dificuldade com agudos, mas eu realmente gostei muito, até pensei em tentar arrumar um de 18mm. acho que essa dificuldade foi mesmo por falta de estudo com o bocal né? pois emprestei somente por um dia.

Na igreja onde toco, sou o único trompista, poderia me dar uma dica de um bocal da linha JK que desse uma boa projeção de som e se possivel facilidade em tirar um belo som escuro mas também um brilhante quando preciso, e que não perdesse o registro agudo ?? eu sei que o bocal não é tudo e o musico que faz o som, mas queria um que ajudasse a projetar bem o som, e desse aquele sonzão de trompa... tipo as trompas das musicas do Rossano Galante :D

estou querendo comprar o bocal JK Exclusive 2 BK A1 seria bom para esses fins?

Aguardo anciosamente a resposta. :tr1:


Também queria pedir desculpas por ficar perguntando sobre esse assunto, é porque é uma área que eu tenho muito pouco conhecimento, e gosto de aprender essas coisas para poder passar adiante depois. espero não estar atrapalhando o andamento do fórum.

Obrigado! :wink:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes