O que tocar em ateliers?

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Miguel Oliveira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 15 fev 2009, 16:51
Localização: Palmela/ Lisboa

O que tocar em ateliers?

Mensagem por Miguel Oliveira » 02 ago 2011, 23:53

Boa noite trompistas!

Que tipo de reportório se deve apresentar em atelier's? Sempre que me propõe para fazer um atelier nunca sei que tipo de reportório deverei apresentar.
Gostaria de saber que tipo de reportório é mais indicado para tocar nestas situações, segundo a vossa opinião.

Abraço

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por rmatosinhos » 03 ago 2011, 11:29

Depende da situação em concreto...
Que tipo de espaço e que tipo de público?
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Miguel Oliveira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 15 fev 2009, 16:51
Localização: Palmela/ Lisboa

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por Miguel Oliveira » 03 ago 2011, 18:28

O atelier irá realizar-se no Castelo de Palmela e o público penso eu que será todo o tipo de público. Pessoas que estarão a visitar o castelo e aproveitem para ver um pouco dos atelier's

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por rmatosinhos » 03 ago 2011, 20:05

sempre que possível é útil ter uma temática que sirva de fio condutor.
No caso do castelo de palmela, uma vez que se trata de um castelo medieval dificilmente poderá ser conjugado historicamente com a trompa.

De qualquer forma poderá ser útil fazer algumas projecções multimedia e alternar música com texto. Desta forma torna-se mais interessante para o publico que pode nem sempre conhecer os compositores e as épocas em questão e, ao mesmo tempo serve para o trompista ir descansando. Este tipo de concertos comentados têm grande aceitação por parte do publico é um molde bastante usual por grandes solistas e grupos de música de câmara internacionais.
É conveniente estructurar a apresentação em texto de uma forma clara e simples, pensando que poderá haver no publico entendidos na matéria e alguns que a desconheçam por completo. O truque está em utilizar um texto com uma linguagem acessível e sempre que se utilize algum termo mais técnico, explicar de uma forma divertida, utilizando algumas metáforas para que toda a gente possa compreender.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Miguel Oliveira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 15 fev 2009, 16:51
Localização: Palmela/ Lisboa

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por Miguel Oliveira » 03 ago 2011, 22:25

Estou a perceber :)
Muito obrigado pela ajuda Ricardo, vou estruturar a apresentação e todo o atelier tem em conta os aspectos que mencionou. Foi muito útil a sua explicação relativamente à estrutura.

No entanto continuo um pouco confuso com o tipo de reportório que deverei executar..
Tinha pensado em pequenos excertos da 1a sonata de Cherubini ou algo do género, acha que é conveniente este tipo de reportório?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por Gil Brasil » 04 ago 2011, 00:30

Miguel, sem querer interferir na sua escolha, mas acho que se o público é eclético, eu optaria por canções mais alegres e/ou emotivas, e mais fáceis de prender a atenção.
Cherubini seria excelente, mas também abriria as possibilidades entre: Wolfgang Mozart (os 4 concertos para trompa), Leopold Mozart (Concert for Horn in D, 1º e 2º Mov.), C.Saint-Saens (Romance for French horn and orchestra F-dur, op.36), Haydn, Handel (Water Music - Minuet for the French Horn), Telemann (Horn Concerto in D II. Largo & Allegro, e outros), John Stich Punto (Horn Concert N.11 in E, 3º Mov.), Allemande, Brandenburg Concertos.

Na minha humilde visão, não incluiria Beethoven, Gliere e Ligeti por serem concertos mais técnicos do que melódicos, o que poderia entediar certas pessoas.
Gil Brasil

Miguel Oliveira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 15 fev 2009, 16:51
Localização: Palmela/ Lisboa

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por Miguel Oliveira » 04 ago 2011, 03:05

Muito obrigado Gil! Ajudou-me bastante a tua opinião quanto ao tipo de reportório ;)

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por rmatosinhos » 04 ago 2011, 09:49

Preferencialmente obras originais para trompa e piano ou trompa solo, desta forma o resultado final será melhor e o pianista estará a fazer musica de câmara e não apenas a acompanhar fazendo uma redução da parte de orquestra. A partilha poderá assim também ser feita na hora de falar...
Pensando desta forma, incluir algumas obras piano solo e algumas obras trompa solo.
Mas em que sitio do castelo vai ser? porque se for na torre não estou a ver um piano a subir [:)]
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Miguel Oliveira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 15 fev 2009, 16:51
Localização: Palmela/ Lisboa

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por Miguel Oliveira » 04 ago 2011, 14:54

Não haverá pianistas acompanhadores, visto que estarão a decorrer outros ateliers noutros pontos do castelo.
Os ateliers decorrerão no piso inferior do castelo (onde estavam a gravar da outra vez), estarão distribuídos vários professores em vários pontos do castelo. Penso que também o lado da pousada será ocupado.

É uma maneira de chamar a atenção das pessoas, que estejam a visitar os vários pontos do castelo

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por rmatosinhos » 04 ago 2011, 22:26

Nesse caso, repertório para trompa solo, intercalado com algum pequeno texto explicativo de cada obra.

BAUMANN/ROSSINI - le Rendez-vous de Chasse for Horn Solo
A versão em trompa natural resulta bem e não é difícil

Uma suite de BACH

Lowell E.SHAW - Just Desserts
várias pequenas peças para trompa solo do mesmo autor dos fripperies

Steven WINTEREGG - Blue Soliloquy
uma peça que começa com um andamento lento e contemplativo, acelera um pouco e regressa ao estado de espirito inicial.

alguma peça solo de BUIANOVSKY

note-se que peças a solo não têm pausas, logo não recomendo incluir peças com andamentos demasiado longos pois uma coisa é tocar com piano outra coisa é tocar completamente a solo... uma coisa é tocar uma obra a solo, outra coisa é tocar várias obras seguidas a solo...

A pequena palestra entre cada uma das peças poderá aqui, mais do que nunca ser uma boa ajuda...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Miguel Oliveira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 15 fev 2009, 16:51
Localização: Palmela/ Lisboa

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por Miguel Oliveira » 09 ago 2011, 03:16

O atelier já foi realizado e correu bastante bem (na minha opinião). Houve uma boa adesão por parte do público toda a gente se mostrou interessada em saber um pouco mais sobre os vários instrumentos.

Muito obrigado pelas várias opiniões ;)
Abraço

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por Gil Brasil » 09 ago 2011, 20:46

Que bom, parabéns pela apresentação.
Qual repertório utilizou?
Cumprimentos Brasilis.
Gil Brasil

Miguel Oliveira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 15 fev 2009, 16:51
Localização: Palmela/ Lisboa

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por Miguel Oliveira » 10 ago 2011, 02:08

Toquei 1a sonata de Cherubini, excertos do 1o andamento do 2o concerto de Haydn, e uns estudos melodicos ;)

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: O que tocar em ateliers?

Mensagem por rmatosinhos » 10 ago 2011, 22:30

Parabéns.

Eu sempre gostei desse formato de concerto.
Ajuda a aproximar mais o publico.
Propositadamente costumo usar camisas de cor, para evitar a monotonia do preto/branco, chamar novos públicos e provar que só não gostam do que não conhecem...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes