Hans Hoyer 706

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
LucasMarinho
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 02 mar 2011, 13:07

Hans Hoyer 706

Mensagem por LucasMarinho » 10 mai 2012, 17:05

Caros amigos trompistas,

Estou experimentando uma trompa de um amigo, uma Hans Hoyer 706. Pelo que pude perceber, trata-se de uma trompa antiga, que já não é mais fabricada.

Mas achei ela muito diferente da minha Holton 179. Quase não a consegui tocar, ela parece-me ser afinada em Si. Procede isso?

Alguém poderia me dar mais informações dela?

Abs

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Hans Hoyer 706

Mensagem por rmatosinhos » 10 mai 2012, 21:00

É estranho estar em si, pode contudo ser uma outra situação. verifique se as bombas não estão trocadas. Nos modelos actuais das Hans Hoyer dá para trocar as bombas e encaixam perfeitamente. Pode eventualmente contribuir o facto de o bocal entrar mais dentro do leadpipe, mas não chega para subir meio tom...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Hans Hoyer 706

Mensagem por Gil Brasil » 10 mai 2012, 21:55

Este modelo ainda está em linha de produção da Meister Hans Hoyer, e vem afinada em Sib, não em Si como você refere.
Trata-se de uma trompa simples em Sib, mas com a chamada chave de parada para Lá.
Observe na figura abaixo, trata-se da primeira bomba da esquerda para direita:

Imagem

Na prática, esta válvula de parada nada mais é que um recurso que baixa até meio tom, facilitando notas que naturalmente saem muito altas ou baixas na trompa Sib, fato que seria normalmente possível na trompa dupla (Fá/Sib).
No modelo 704, que é similar ao 706, há a opção adicional de adquirir uma bomba que compensa a trompa para afinação em Fá.

Você tem que tocá-la como qualquer trompa em Sib, ou seja, fazendo a transposição.
Observe se a chave de parada não está acionada ou se a bomba de Lá está aberta demais, o que pode influenciar na afinação.
Recomendo que feche totalmente a chave de parada em Lá e tente tocar normalmente em Sib.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Hans Hoyer 706

Mensagem por Eliabe Alamo » 11 mai 2012, 02:14

Interessante essa chave de parada. Mas não entendi direito como funciona.
Por exemplo se vamos tocar a nota si e esta muito alta, apertamos esta chave e ela baixa a afinação? :?:

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

frncsc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 30 mar 2011, 23:16

Re: Hans Hoyer 706

Mensagem por frncsc » 11 mai 2012, 12:58

Chave de parada é uma tradução literal de "stopping valve". Serve para facilitar o efeito bouché ( stopped notes, em inglês). è um efeito muito pedido aos trompistas que se consegue fechando completamente a campânula com a mão. Geralmente é assinalado com o sinal + em cima da nota (ou com as palavras stopped, chiuso, bouché, entre outras).A grande dificuldade deste efeito é o facto de, ao fecharmos a campânula, altera-se a afinação e temos de procurar digitação alternativa para tocar afinado. Esta bomba de bouché na hoyer permite que você toque sons fechados com a digitação habitual (ex: se quer tocar um lá em bouché, fecha a campânula com a mão, digita a chave de bouché e 1+2). Ao baixar meio tom, esta bomba também ajuda nas transposições dificeis: por exemplo,se você precisa de transpôr para si (4ª aumentada), é mais simples transpôr para dó e usar a bomba de bouché. 8)

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Hans Hoyer 706

Mensagem por Eliabe Alamo » 12 mai 2012, 19:24

Huum. Massa agora entendi direitinho!

Vlw :D
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Hans Hoyer 706

Mensagem por rmatosinhos » 13 mai 2012, 10:51

A chave de bouché pode ser uma coisa boa mas ao mesmo tempo não...
Depois de ganhar o hábito não se quer outra coisa e a partir daí tocar numa trompa que não tenha fica quase impossível.
Para a maioria é preferível ganhar o hábito de tocar som bouché da forma tradicional. Agora se, por exemplo trabalhar num teatro de ópera, esta chave pode ser uma ferramenta útil (quase indispensável) :D
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Hans Hoyer 706

Mensagem por Eliabe Alamo » 13 mai 2012, 15:06

Huum. Pois é esses costumes de mordomias não tenho como ter! Minha trompa nem dupla é... #-o rsrsrs
Mas mesmo assim essa chave seria muito legal!

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes