É pecado tocar com trompa tripla no Brasil

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Filipe.ac
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 53
Registado: 30 dez 2010, 18:33

É pecado tocar com trompa tripla no Brasil

Mensagem por Filipe.ac » 06 jun 2012, 18:05

Oi trompistas,
sou novo na trompa, mas tenho visto que no Brasil quase todo mundo que pode usa uma alex103.
e nem nunca vi ninguem de trompa tripla no Rio de janeiro.
Muitos tocam com a 103 pois gostam da sonoridade de berlim.
Qual é o principal motivos de muitos não tocarem com triplas no Brasil, e raramente se vê uma discant.
Abraço a todos.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: É pecado tocar com trompa tripla no Brasil

Mensagem por rmatosinhos » 06 jun 2012, 23:39

Não é pecado nenhum, mas geralmente um trompista soa melhor numa trompa dupla do que numa tripla.
Numa tripla é mais certo especialmente no registo agudo, mas perde-se sempre a nobreza do som e a suavidade de um bom legato.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: É pecado tocar com trompa tripla no Brasil

Mensagem por Gil Brasil » 06 jun 2012, 23:47

Filipe, acho que devemos ponderar algumas situações.

1. As triplas são mais caras que as duplas.

2. O Matosinhos já ressaltou, apesar de que mesmo nas triplas, é possível tocar somente nas afinações Fá e Sib (como se fosse dupla), pois a opção da Fá-agudo ou Mib-agudo não são obrigatórias.

3. O Brasil tem pouca tradição em música clássica, aapesar de ter grandes nomes em esfera nacional e internacional como Heitor Villa-Lobos e Carlos Gomes. Ainda tem o fato de a trompa não ser estudada e trabalhada em concertos solos ou mesmo em quintetos de composição e produção exclusivamente brasileiras.