bocal JK 01 AK

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
fabio125
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 26
Registado: 22 mai 2012, 13:03

bocal JK 01 AK

Mensagem por fabio125 » 17 dez 2012, 13:22

Bom dia amigos.

Alguém aqui já tocou com o bocal JK 01 AK?

Eu sei que ele irá proporcionar um maior volume de som e um som mais escuro e terei mais dificuldades no agudo, mais gostaria de saber se alguém já tocou algum tempo com ele ou o 01 BK e qual foi a sensação?

O intuito da pergunta é saber na prática como foi a experiência com este bocal.

Abraços.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por Gil Brasil » 17 dez 2012, 20:45

A Paz de Deus, Fabio.

Já toquei com o 1BK e gostei muito, sonoridade incrível, muita projeção, facilidade em subir e descer na gama de notas, um grande bocal, porém é muito exigente nos agudos, como já dito por você, e foi somente por este último motivo que preferi o 01DK, pois perdi um pouco da projeção e sonoridade mas ganhei melhor certeza e facilidade no registro agudo.
Gil Brasil

fabio125
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 26
Registado: 22 mai 2012, 13:03

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por fabio125 » 18 dez 2012, 11:48

Amém Gil.

É, sendo assim tem seus prós e contras como todo bocal e a difícil emissão dos agudos se torna preocupante a medida que na CCB tocamos a maioria das notas na região aguda.

Eu também uso o 01 DK mais sinto que este poderia ter uma projeção e um volume de som melhor.Pode ser que o 01 CK seja um meio termo interessante a ser testado...........conhece alguém ou já experimentou o 01 CK?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por Gil Brasil » 18 dez 2012, 19:08

Também tenho esta vontade de experimentar o 01CK, por ser um intermediário. Acho que o CK dependerá muito do estilo de cada trompista, será algo muito pessoal escolhê-lo ou não. Porém, tenho um feeling que vai melhorar bem o fluxo de ar e não dificultar tanto as agudas.

Engraçado que tenho um amigo trompista que toca com o EK e afirma que o volume de som é muito bom, que nem precisa ser o DK. Cada um tem uma percepção ou então um modo de tocar e ouvir diferente do outro e bocal se torna uma discussão interminável.
Gil Brasil

fabio125
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 26
Registado: 22 mai 2012, 13:03

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por fabio125 » 19 dez 2012, 17:03

Realmente é algo muito pessoal.

O complicado é que as lojas aqui no Brasil possuem poucas opções para podermos experimentar, a maioria é só por encomenda e aí já viu........você pode ter uma decepção muito grande ao comprar e depois experimentar.

Na Spalla aqui em SP eles tem disponíveis na loja o bocal 1CM, comparando com as medidas do 01 DK há poucas diferenças:


furo externo interno
01 dk 4,2 26,0 18,5

1 cm 4,4 26,0 18,0

sei que a linha M é mais brilhante, mais pelas poucas diferenças de medidas será que dá pra prever os ganhos e perdas mudando do 01 dk para o 1cm?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por Gil Brasil » 19 dez 2012, 19:52

No caso do CK e DK, a diferença é de 0,2 mm no furo e 0,5 mm no anel (diâmetro externo).

Do DK para o CM, tende-se a ganhar um pouquinho de facilidade nos agudos (característica da linha M) e devido ao furo maior, um pouquinho mais de projeção e fluxo de ar, mas por outro lado, o furo maior tende a dificultar um pouco os agudos. Controverso.
Gil Brasil

fabio125
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 26
Registado: 22 mai 2012, 13:03

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por fabio125 » 20 dez 2012, 18:26

é não tem jeito mesmo.......rsrsrs

o jeito é ir experimentando, e ganhando e perdendo a medida das trocas rs

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por Wagner Bracci » 21 dez 2012, 00:30

APDD,
Fábio, eu uso um JK 01AK, digo que comprei no "escuro" baseado em uma esperiência que obtive quando tocava flugel, pois apostei em um bocal fundo e garganta bem aberta, na realidade passei por quase todos os bocais, Paxmann, giardinelli, bach, entre outros, os JK's, cairam como luvas para mim, iniciei com o 1DK, por mais ou menos uns oito meses, passei pelo 3BM, borda goold, mas queria mais volume e um som escuro, assim que adquiri minha HH, que por natureza já produz um som forte e escuro, parti para a idéia de comprar o 01Ak, o maior, mais fundo e garganta aberta, feito em série da JK, no primeiro contato, achei que tinha jogado dinheiro fora, mas persisti e continuei com ele.
Inicialmente conseguia tirar as notas agudas no máximo até o Sol4, (som natural da trompa) ou o Dó4 (sons real). Após muitos estudos e persistência, atinjo o Ré5 da trompa, ou o sol(para instrumentos) em dó, com isso dá até para arriscar fazer o soprano oitavado, claro com muito esforço, e apenas uns versos. Mas considero um bom bocal e não pretendo trocar, pois a sonoridade que produz, ao meu ver e gosto, é muito superior ao produzidos por outras numerações. Mas reintero que tem que ter muito estudo, peersistência, dedicação, estabelecer metas e ter paciência, pois após uns 3 meses de estudo já da para sentir a diferênça de projeção, aveludamento de som e tudo mais. Vale a pena arriscar.
APDD.

fabio125
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 26
Registado: 22 mai 2012, 13:03

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por fabio125 » 21 dez 2012, 11:56

Amém.

Obrigado pelo depoimento,é bem relevante e vou pensar e pode ser que eu encomende mesmo o 01 AK.

Eu atualmente uso o 01 DK mais sinto que falta mais volume e projeção, talvez eu parta para o CK ou BK para não dificultar tanto a emissão dos agudos e não ter que fazer uma mudança mais brusca na embocadura.

Abraços!

brfhorn
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 29
Registado: 11 mai 2010, 18:00
Localização: Brasilia - Brazil

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por brfhorn » 03 mai 2017, 13:51

Wagner Bracci Escreveu:
21 dez 2012, 00:30
APDD,
Fábio, eu uso um JK 01AK, digo que comprei no "escuro" baseado em uma esperiência que obtive quando tocava flugel, pois apostei em um bocal fundo e garganta bem aberta, na realidade passei por quase todos os bocais, Paxmann, giardinelli, bach, entre outros, os JK's, cairam como luvas para mim, iniciei com o 1DK, por mais ou menos uns oito meses, passei pelo 3BM, borda goold, mas queria mais volume e um som escuro, assim que adquiri minha HH, que por natureza já produz um som forte e escuro, parti para a idéia de comprar o 01Ak, o maior, mais fundo e garganta aberta, feito em série da JK, no primeiro contato, achei que tinha jogado dinheiro fora, mas persisti e continuei com ele.
Inicialmente conseguia tirar as notas agudas no máximo até o Sol4, (som natural da trompa) ou o Dó4 (sons real). Após muitos estudos e persistência, atinjo o Ré5 da trompa, ou o sol(para instrumentos) em dó, com isso dá até para arriscar fazer o soprano oitavado, claro com muito esforço, e apenas uns versos. Mas considero um bom bocal e não pretendo trocar, pois a sonoridade que produz, ao meu ver e gosto, é muito superior ao produzidos por outras numerações. Mas reintero que tem que ter muito estudo, peersistência, dedicação, estabelecer metas e ter paciência, pois após uns 3 meses de estudo já da para sentir a diferênça de projeção, aveludamento de som e tudo mais. Vale a pena arriscar.
APDD.
A paz de Deus Wagner, tem como você indicar a loja que comprou o seu 01AK? Pretendo experimentar esse modelo. Desde já agradeço.

brfhorn
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 29
Registado: 11 mai 2010, 18:00
Localização: Brasilia - Brazil

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por brfhorn » 03 mai 2017, 13:52

fabio125 Escreveu:
21 dez 2012, 11:56
Amém.

Obrigado pelo depoimento,é bem relevante e vou pensar e pode ser que eu encomende mesmo o 01 AK.

Eu atualmente uso o 01 DK mais sinto que falta mais volume e projeção, talvez eu parta para o CK ou BK para não dificultar tanto a emissão dos agudos e não ter que fazer uma mudança mais brusca na embocadura.

Abraços!
Fabio, você também pode indicar onde encomendou? Deus abençoe.

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: bocal JK 01 AK

Mensagem por Wagner Bracci » 05 out 2017, 15:11

brfhorn , ApdD, desculpe a demora na resposta, comprei na Spalla, https://musicamais.com.br/sopro/acessor ... ocais.html.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes