Vender e Comprar nova Trompa

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Daniel Costa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 30 jan 2013, 19:43

Vender e Comprar nova Trompa

Mensagem por Daniel Costa » 30 jan 2013, 20:15

Boa tarde a todos e para meus irmãos APDD,

Acabei de me registrar neste conceituado forum, mas já havia acompanhado algumas discussões, diga-se de passagem, sempre muito claras e detalhadas.

Atualmente estou com 2 trompas, uma Jupiter modelo JHR854 e outra Holton 278. Na verdade comprei a Holton e depois não vendi a outra.

Gostaria de vender minha trompa Jupiter e comprar outra (agora para meu filho) mas não sei se compro outra Holton ou uma Hans Hoyer G10, ou etc.

Alguém poderia me ajudar, tanto para me indicar onde é mais recomendado vender a Jupiter e qual dos fabricantes/modelos (Holton ou Hans Hoyer) é a melhor opção?

Agradeço muito.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Vender e Comprar nova Trompa

Mensagem por Gil Brasil » 30 jan 2013, 22:59

Amém, Daniel, seja bem-vindo.

Está bem servido de trompas hein!?

A Holton e a Hans Hoyer têm trompas de ótima qualidade, mas sendo direto, a Hans Hoyer é superior no geral.

A Holton conta com a H105 (top de linha), a qual pode concorrer em igualdade com a Hans Hoyer. A linha Merker da Holton poderia concorrer nas trompas de nível estudante ou intermediário da HH.

A HH G10 é o mais recente modelo Geyer, sendo muito bem aceita na Europa, tendo excelente aproveitamento no registro agudo, sua especialidade. Entre a G10 e a H105, daria uma boa disputa.

Porém, se for a HH 6802/7802 mediante a Holton Merkermatic, eu ficaria com a HH, sem dúvidas. Para falar a verdade, somente a H105 me faria pensar duas vezes entre Holton e Hans Hoyer.

Já tive uma Holton H180 e agora tenho uma Hans Hoyer 6802: simplesmente, no meu caso, foi um grande salto de qualidade, principalmente na afinação em Fá, facilidade de tocar, fluxo de ar maior, afinação nota 10.

Para vender a Jupiter, podes anunciar aqui ou mesmo nos sites do Brasil, pois se for mercadoria de boa qualidade, vende rápido.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Daniel Costa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 30 jan 2013, 19:43

Re: Vender e Comprar nova Trompa

Mensagem por Daniel Costa » 30 jan 2013, 23:46

Caro Irmão Gil,

Muito obrigado pela aula. Realmente o Holton H105 parece ser muito boa mesmo. O único "inconveniente" é o preço. Custa praticamente USD 2,500 a mais do que o modelo imediatamente inferior.

Acho que meu nível está mais para estudante do que profissional. Dizem que se o músico não é bom, então tendo um bom instrumento compensa um pouco, que é o meu caso (risos).

O preço da G10 está muito similar a H278 e pelas suas explicações e considerações, acho que vou comprar a HH mesmo.

No caso da Jupiter, comprei quando iniciei os estudos e está em boas condições e uso. Eu utilizava até comprar a H278 no ano de 2011.

Deus abençoe.

Avatar do Utilizador
RRSHORN
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 19 mai 2010, 14:45

Re: Vender e Comprar nova Trompa

Mensagem por RRSHORN » 13 fev 2013, 19:41

Olá amigo.

Desculpe se sou incoveniente. Sobre sua dúvida, se eu puder dar uma opinião que pode soar até contrária da maioria, aí vai:
Eu acho que é o tipo de som que vc gosta que conta mais. Eu gosto de um som mais claro, tipo escola alemã estudei com os caras da OSESP que adotaram essa escola.
Entre todas que vc disse, eu gosto mais da Jupiter e no caso, uma trompa com as mesmas caracteristicas mas com melhor qualidade, seriam as Yamaha 567 e 667. Inclusive eu tenho uma nova pra vender(567D, veja classificados).
Agora, se vc gosta de um som mais americano, mais escuro, a holton é uma boa pedida pois é um instrumento muito fácil de tocar e muito barato, porém afirmo que é muito difícil timbrar em naipe. E te digo outra coisa, a não ser que vc goste muito e queira estes instrumentos específicamente:
1º - A Holton H105 não vale o preço que se paga, Não que seja ruim mas tem instrumentos melhores pelo mesmo preço ou menos;
2º - Muita gente não vai gostar mas pelos meus testes em vários instrumentos, as Hans Hoyers não passam de Holtons melhoradas. Também não valem o que se paga. Repito, não estou dizendo que são instrumentos ruins.

Na minha opinião quando vamos comprar um instrumento, mesmo que achemos que vamos morrer com ele, temos que pensar no mercado para venda, e estes instrumentos perdem muito o valor.

Mas tudo depende muito do que vc espera da trompa. Eu particularmente busco um som mais claro e com bastante projeção. Eu tive uma Yamaha 667 até pouco tempo e atualmente tenho uma Alexander 103 que tem tudo o que eu busco mas a Yamaha não deixa nada a desejar e o mercado é ótimo.
Agora, se vc Busca um instrumento mais fácil de tocar e com som mais escuro, as holton H-177 a 180 são instrumentos ótimos mas que tem certos problemas pra timbrar com outras marcas e até entre holtons. Se vc puder gastar mais, em vez de uma Hans Hoyer, pode pegar uma paxman 20 ou 25 usada que é um intrumento muito versátil e com muito som e o melhor, é de nível AA. Ou então vc pode comprar qualquer instrumento e usar um bocal mais fundo, em V. Isso sempre deixa o som mais escuro, mesmo que a característica do instrumento seja o contrário.
E falando sobre som claro ou escuro, minha opinião é que a trompa já é um instrumento cônico e com som mais escuro que os outros metais por concepção. Porque escurecer demais o que já é escuronaturalmente? O mercado de hoje pede um som mais mediano pois o som demasiado escuro perde muita projeção e dificulta o timbre com outros naipes, especialmente trompetes e trombones, sem falar nas madeiras.
Desculpe se fui intrometido mas vejo tanta gente fazendo mals negócios que tento pelo menos mostrar um ponto de vista diferente. Se ajudar bem. se não, faz de conta que nem estive aqui.
Paz seja convosco!!!
Um abraço,
Reinaldo R. Santos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Vender e Comprar nova Trompa

Mensagem por Gil Brasil » 19 fev 2013, 02:29

Reinaldo, sua opinião é importante para os trompistas, pois cada um tem um estilo e visão sobre a trompa. E deve ser assim, pois pense só, todo mundo tocando uma marca somente ou que somente houvesse uma marca para escolher?

Para falar a verdade, nunca toquei uma Yamaha, mas vejo que você se adaptou muito a ela. O Stefan Dohr tem uma 667 e uma Alexander para atender o repertório dele, e assim é com inúmeros trompistas. Phillip Farkas optou pela Holton, inclusive tem a linha Farkas da Holton que ele deu assistência técnica para desenvolver na década de 1960. Já vi gente elogiando a H105, que ela tem um som diferente de tudo no mercado e outro a comparando com Paxman e Alexander. Exagero? Individualidade? Adaptação à primeira vista ou durante um longo período? Cada um tem seu estilo e por isso recomendo sempre pesquisar e experimentar.

Outros preferem as Conn, a exemplo das tradicionais orquestras norte-americana.

Outros a Hans Hoyer como é o caso de Myron Bloom, André Cazalet, Vincent de Rosa, Orlando Pandolfi, Paco Rodriguez, Barnabas Kubina, Carlos Crespo, Kiril Egorshin, entre tantos outros. Neste ponto, discordo frontalmente de você: Hans Hoyer é muito superior à Holton. Isso não sou só eu que falo, eu pesquiso em vários sites, fóruns e com diretamente com outros trompistas. Para você ter uma ideia, a Siegried Call, a Houghton e a Osmun (famosas lojas de trompas nos EUA) tem em seu estoque Alexander, Schmid, Lewis & Dürk, e ao lado dessas tops, a Hans Hoyer, Dieter Otto, Finke, Conn. Se as Hans Hoyer fossem apenas Holtons melhoradas certamente não estariam entre as marcas tops mundiais em seus estoques.

E claro, todo mundo sabe que Alexander, Paxman e Engelbert Schmid, estão no top das trompas. O problema é exatamente o preço delas. Como exemplo você citou 'gastar mais um pouco' e comprar uma Paxman usada do que uma Hans Hoyer nova, o que é óbvio. Só que quanto mais? Como ilustração, uma Hoyer 6802 nova no Brasil sai por volta de 11 mil reais, enquanto uma qualquer Paxman, Schmid ou Alexander usada (de boa qualidade e conservação, pois do contrário comprar restolho não tem sentido) não sai por menos de 17, 18, 20 mil, tendo umas que chegam a 25 mil, isso se achar no Brasil. A diferença de preço é bem razoável, e é impraticável se for importar, pois os impostos de importação, frete e seguros majora cerca de 70% do preço no país de origem, além do risco de extravio ou retenção em alfândega.

Na minha opinião, todas as marcas têm suas qualidades e defeitos, e cada trompista se adapta a uma ou outra marca, por isso não há verdade absoluta sobre trompas. Já vi gente que deu um salto de qualidade enorme saindo de Holton e Conn e indo para a Hans Hoyer, e já vi gente reclamando da Hans Hoyer e Holton e preferindo Yamaha e Jupiter. O que costumo opinar é pela percepção da maioria e, claro, sempre friso quando são minhas opiniões, ou seja, tento conciliar as opiniões que leio na Internet e dos trompistas diretamente, tentando distinguir os prós e contras, e tentando ao máximo me conter à responder à pergunta que o outro me faz, pois senão seria uma confusão dar opiniões e sugestões das mais diversas marcas, preços, qualidade, defeitos, estilos, percepções.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
RRSHORN
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 19 mai 2010, 14:45

Re: Vender e Comprar nova Trompa

Mensagem por RRSHORN » 20 fev 2013, 00:25

Caro Gil.

Desculpe se te ofendi quando disse que a HH é uma Holton melhorada. Não foi minha intenção. Como vc disse, é questão de gosto e adaptação e estilo.
Na verdade, não sou só eu que penso assim. Geralmente quem gosta de instrumentos com mais restrição tende a concordar comigo, ou melhor, eu com eles. Eu respeito sua opinião e te endendo. Minha intenção não é causar conflito e sim mostrar um outro pensamento pois a opinião da maioria por aqui é muito parecida ou, pelo menos quem pensa diferente não se pronuncia. Aí o pessoal que só convive no contexto da igreja, por exemplo, não sabe que existe um universo de escolhas, estilos, escolas, enfim.
Quanto a Hans Hoyer eu concordo que é muito superior à holton mas ainda sim acho que não compensa o preço. Jamais disse que era um instrumento ruim e nem falei que a holton era um instrumento ruim. Só que eu tive a oportunidade de experimentar varios instrumentos de varias marcas, de varios niveis diferentes foi minha opinião. A yamaha 667V por exemplo, é muito superior à HH e mesmo a 667 comum que é considerada inferior, apesar de profissional, não deixa tanto a desejar. Eu falo mais em relação a valores, entende? Vc disse que uma nova custa cerca de R$12.000 e que não daria pra comprar uma trompa considerada TOP. Discordo! Foi exatamente isso que paguei na minha 103 a pouco tempo e ela está em ótimo estado. A uns dois meses atras, um conhecido vendeu uma Paxman por 8 mil reais. Tenho uns amigos que vão vender no final do ano algumas Alexanders e os preços estão de 10 a 15 mil reais( a mais cara tem 3 anos). Vendi minha Schmid em agosto por 15 mil em ótimo estado e poderia até ter baixado o preço se não achasse comprador. Sem falar que com bons contatos é possível comprar um ótimo usado lá fora também. Pode até ser difícil mas dá pra fazer bons negócios, o difícil é ter a grana pra pagar, não é? Rsrsrs. Eu demorei muuutos anos.
Como disse antes, só queria trazer um outro ponto de vista e posso até falar com propriedade pois já fiz péssimos negócios pela minha vida e aprendi a duras penas.
Desculpe mais uma vez se te ofendi. Prometo que guardarei minhas opiniões pra mim daqui pra frente.
Abraço.
Reinaldo.
Última edição por RRSHORN em 26 mar 2013, 09:57, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Vender e Comprar nova Trompa

Mensagem por Gil Brasil » 20 fev 2013, 01:49

Boa noite, Reinaldo.

Que isso meu amigo, repito: sua opinião é muito importante aqui, e não tem nada de eu ficar ofendido, sou bem esclarecido para enfrentar o contraditório, estamos apenas discutindo pontos de vista e é isso que enriquece o fórum. Você é bem-vindo no fórum, até sugiro, se você concordar, que participe ainda mais nos posts.

O problema é que existem poucos sites e fóruns sobre trompa no mundo, e em língua portuguesa, e só esse, e ainda há muito pouca participação. Eu, sinceramente, gostaria que muitos mais pessoas viessem aqui e colaborassem com as opiniões. Veja você quantos trompistas respondem aos posts das inúmeras dúvidas, entre aspas 'perdem seu tempo' para pesquisar e colaborar? Eu só faço o que dá para fazer, de acordo com o que pesquiso, mas tentando ao máximo não influenciar ninguém a fazer loucuras ou compras no escuro. Observando minhas respostas e, principalmente quando respondo em Mensagem Privada, eu procuro sempre advertir: é por sua conta e risco. Não sou o dono da verdade, quem sou eu? Minha intenção é ajudar de alguma forma, com opiniões, pois o cara pede e como quase ninguém responde, eu tenho que me virar e ajudar de alguma forma, entende? A verdade é que eu apreciaria muito se aparecessem mais Reinaldos aqui para participar.

O que fiz foi apenas mostrar que as Hans Hoyer não são apenas Holton melhoradas, e tentei mostrar isso com fatos e não somente por minha opinião. Agora, cada um deve buscar, duvidar, analisar, avaliar, experimentar, e decidir o que for melhor para cada um. E, mais, já indiquei Yamahas aqui para muitos trompistas, sempre a cito no mesmo nível de Conn, Hans Hoyer, Dieter Otto, Jupiter, Rico Khun, etc. Mas, por exemplo, o que mais leio é que gente prefere a Holton à Yamaha nos EUA, já vi alguns criticando o mecanismo de chaves da 567, dizendo que elas emperravam. Eu só posto o que leio, o que consigo captar. Por isso, faço questão que o senhor, se for de sua anuência, participe muito mais aqui no fórum.

E achei muito interessante você mencionar que existe um universo bem maior de trompistas negociando, comprando e vendendo trompas de boa qualidade a preços como os que você citou: Paxman a 8 mil reais. Pesquisando nos sites de busca no Brasil (e eu pesquiso sempre aqui), essas trompas quase não são vistas aqui. Eu já vi um Alex 103 por 9 mil reais, mas o estado e o ano dela era muito questionável. Agora, você falou em sua Schmid a 15 mil, mas se comparar com uma Hoyer usada, no mesmo estado, vai sair uns 8, 9 mil, e aí a diferença cresce para 6 mil reais, o que faz diferença para a maioria esmagadora dos brasileiros. O que eu sempre indico é não desesperar e comprar um Schmid somente se o estado for plenamente aceitável, pois gastar 8, 9 mil em qualquer restolho antigo só por causa do nome é arriscado. Por exemplo, há um ano mais ou menos eu fiquei sabendo que o André Gonçalves estava vendendo a Schmid dupla por 15 mil, mas foi só. E exatamente como você disse: a maioria dos trompistas que respondo são de igrejas, pois ainda faltam informações nesses lugares, desde as mais básicas.

Eu sou um trompista autodidata, sou cadeirante e tudo que aprendi foi por conta própria. Moro no interior de MG, e não existe qualquer possibilidade de eu frequentar algum curso, conservatório ou faculdade de música, pois além disso tudo, ainda sou estudante de Direito à noite. O meu tempo realmente é bem curto e os irmãos aos quais respondo geralmente são pessoas simples e que apenas querem um instrumento para tocar e algumas informações básicas e é isso que eu tento fazer, ajudar os que têm menos condições, pois os músicos profissionais (a exemplo do senhor, não precisam de minhas dicas), aliás a maioria passa longe daqui (o senhor foi uma grata exceção), porque não se interessam por ajudar os leigos, aprendizes e amadores sem maiores pretensões profissionais. A minha razão principal de estar neste fórum é ajudar esses trompistas leigos, gente do interiorzão do Pará, Bahia, Goiás, Pernambuco, de Minas, etc, ou seja, gente simples, como eu, que não têm qualquer outro acesso à trompa. As questões mais técnicas quem responde é o Ricardo Matosinhos e alguns gatos pingados profissionais, questões nas quais não me meto a opinar. E como o Matosinhos diz sobre mim: "ganha salário de 0,00 euros anuais".

Eu penso em subir os degraus com bastante cuidado, para que não aconteça exatamente os maus negócios. Meu lema é mais ou menos isso: "Só compre se o produto for muito bom pelo preço que você pode pagar." E pouca gente pode pagar o sonho de consumo em poucos passos, pois é a realidade da maioria dos brasileiros. Agora, cada um é livre para comprar o que quiser, seja pelo nome, seja pelo preço.

E falando em pouca gente participar e ter acesso a trompas tão em bom estado, de grande marcas a preços razoáveis como você citou, talvez se você concordasse, pediria que você postasse aqui esses negócios para enriquecer o debate e favorecer nossos amigos a adquirir instrumentos de melhor qualidade. Isso seria de uma ajuda sem igual, porque você tem contatos que eu não tenho e a maioria aqui não tem. Importar é sempre arriscado, e eu jamais iria induzir alguém a importar sem falar dos riscos. Eu mesmo optei por comprar a Hoyer aqui no Brasil, pois a loja financiou uma parte dela, facilitando a minha vida financeira. Aí reside o maior problema: a grana à vista e correr o risco de comprar de qualquer exportador da Europa ou EUA.

Por favor, poste mais sobre esses classificados que você falou, porque é uma ajuda extremamente valiosa.

Grande abraço.

P.S.: ainda vou experimentar uma Yamaha 667V e tenho certeza que vou gostar.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
RRSHORN
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 19 mai 2010, 14:45

Re: Vender e Comprar nova Trompa

Mensagem por RRSHORN » 21 fev 2013, 02:36

Gil, fica em paz!
Nem vamos prolongar o assunto. Desculpe o mal jeito.
Sobre a YHR-667V, eu até trocaria minha 103 por uma dessas se eu conseguisse. É muito boa mesmo. Se vc gostar de um som mais europeu, claro.
Sei de muitas pessoas que vão vender bons intrumentos mas se elas não querem anunciar abertamente, eu tbm não posso obrigá-los e nem passar contatos sem autorização. Paciência, né!

Abçs.

Reinaldo

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes