CORDÃO DE DIAL, ROTORES E BOCAIS

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Matheus Fraça
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 26 jun 2013, 11:52

CORDÃO DE DIAL, ROTORES E BOCAIS

Mensagem por Matheus Fraça » 26 dez 2013, 18:57

Olá, (A paz de Deus)

Caros amigos, a cerca de 6 meses adquiri uma trompa Holton H179, ao qual venho estudando. :tr1:

Porém estou com grandes dificuldades para dar notas agudas. E eu não tenho conhecimento de sobre bocais.

Mais se eu adquiri um Bocal mais fechado irá facilitar as notas agudas certo? Por isso peço que por obséquio me ajudem nessa parte, me explicado um pouco sobre bocais, recomendando sites (lojas) de confianças ao qual eu possa adquiri um bocal.

O Cordão de dial (acho que é assim que se chama) da minha trompa, veio a ser romper. Esse material é muito difícil de se encontra, onde eu moro. E eu preciso comprar para dar continuidade aos meus estudos. Se souberem onde eu possa conseguir esse cordão, vou ficar muito agradecido.

Qual a diferença da trompa com ligas de metais para com de cordão?

Amigos, agradeço desde já. E sei que com o conhecimentos de vocês e esse excelente fórum vão me ajudar.
Deus abençoe a Todos.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: CORDÃO DE DIAL, ROTORES E BOCAIS

Mensagem por rmatosinhos » 27 dez 2013, 09:47

Olá. As características dos bocais têm influência nas características sonoras, porém numa fase inicial não é algo que deverá ser tida em consideração. Recomendo que numa fase inicial seja utilizado um bocal médio e, à medida que evolua com a aprendizagem do instrumento aí sim pensar sobre bocais...
O material para as cordas é muito específico. Deverá ser resistente mas ao mesmo tempo flexível como opção de emergência poderá utilizar um fio de pesca ligeiramente mais grosso e pouco flexível, mas como emergência funciona. O ideal é encomendar de uma casa de instrumentos alguns metros de fio e já fica com fio para uma vida. :)
A diferença entre os vários instrumentos tem eu ver com a velocidade, maior ou menor ruído e distância percorrida. Geralmente nas trompas com sistemas de fios o rotor efectua movimentos menores, mas depende de marca para marca...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Matheus Fraça
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 26 jun 2013, 11:52

Re: CORDÃO DE DIAL, ROTORES E BOCAIS

Mensagem por Matheus Fraça » 27 dez 2013, 13:18

Olá,

Primeiramente, OBRIGADOOOO :D :D :D :D :D

As recomendações são ótimas. Sempre sei a onde pedir socorro :D

Sobre os bocais, vou deixar para adquiri mais tarde, como recomendado. O meu atual é o que veio junto com trompa não sei dizer se é médio, em comparações com os outros. Mas mesmo assim vou continuar tentando alcançar as notas agudas. Eu até consigo mais sai um som feio, espremido, não um som firme e aveludado, como seria o certo, acho eu.

"Deverá ser resistente mas ao mesmo tempo flexível" saquei :wink: Vou procurar. Mas por enquanto por causa da correria do dia-a-dia vou optar pelo fio de pesca como emergência. Depois que achar o ideal é só comprar pelo resto da vida. :)

Novamente agradeço, você(s) estão de parabéns =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: CORDÃO DE DIAL, ROTORES E BOCAIS

Mensagem por Gil Brasil » 27 dez 2013, 19:31

Amé, Matheus.

A Holton H179 é uma ótima aquisição.

Quanto ao bocal, tem-se falado muito no JK, que tem uma ampla linha de bocais de série e por preços ainda um pouco caros, mas compensa o investimento.

A escolha do bocal depende da espessura dos seus lábios. Quanto mais grossos, maior deve ser o diâmetro interno. Para os agudos, recomenda-se copo médio e furo pequeno.

Para conseguir agudos, não basta o bocal, mas treinar e fortalecer a embocadura para que não saia esses 'sons espremidos', além de praticar um bom método e ter orientações de um professor, se possível.

Faça esses exercícios que recomendo no vídeo abaixo que vão te ajudar no fortalecimento da embocadura:



Quanto à troca dos fios, acho que pode ser um tanto complicado; se ficar difícil, procure um técnico para fazê-lo.
Gil Brasil

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: CORDÃO DE DIAL, ROTORES E BOCAIS

Mensagem por Éricles Rodrigo » 29 dez 2013, 00:27

Esses fios vc pode comprar na oficina de instrumentos musicais SOPRANO, que fica na rua da CCB do Brás, de frente a escadaria do metrô...eles vendem o pedaço que
vc quiser!!!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes