dúvida pertinente

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
RubenPt
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 69
Registado: 31 jan 2014, 20:40
Localização: Portugal

dúvida pertinente

Mensagem por RubenPt » 02 fev 2014, 11:31

Bom dia, caros trompistas, eu estou com uma dúvida muito pertinente, ou seja, eu preciso de saber que estilo de trompa vou tocar, ou kruspe ou geyer, eu tenho mais facilidade nos graves e tenho alguma dificuldade nos agudos, e gostaria também saber que trompas existem da marcas alexander ou paxman estilo kruspe penso que deve ser o mais apropriado. Bem por isso coloco esta dúvida. Obrigado

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: dúvida pertinente

Mensagem por fcouto.antonio » 02 fev 2014, 21:57

Prezados;

Dando um UP no post do RubenPT, também tenho dúvidas nisto. Quais as diferenças técnicas, de timbre, dificuldades, etc entre Geyer, Farkas, Kruspe, etc... e quais existem?

Antecipadamente, agradeço.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: dúvida pertinente

Mensagem por Gil Brasil » 03 fev 2014, 01:54

RubenPt Escreveu:Bom dia, caros trompistas, eu estou com uma dúvida muito pertinente, ou seja, eu preciso de saber que estilo de trompa vou tocar, ou kruspe ou geyer, eu tenho mais facilidade nos graves e tenho alguma dificuldade nos agudos, e gostaria também saber que trompas existem da marcas alexander ou paxman estilo kruspe penso que deve ser o mais apropriado. Bem por isso coloco esta dúvida. Obrigado
O estilo mais tradicional é o Kruspe, tais como a Alexander (103 e 301 Tripla), Conn 8D (clássica), Hans Hoyer 6802, a Holton H378, Yamaha 668 (são apenas exemplos). O modelo Kruspe tem como característica principal ter o 4ª rotor (de afinação) colocado na parte anterior das 3 chaves/rotores e ter uma campana um pouco maior. O som é pouco mais escuro e solene.

O estilo Geyer também faz muito sucesso e hoje disputa atenções com a Kruspe. Modelos de trompa Geyer: Alexander 200 e 503, quase todas as Engelbert Schmid, quase todas as Paxman (Academy, 4, 5, 20, 23, 25, 75), Lewis & Durk, Hans Hoyer G10, Conn 10D, Yamaha (667, triplas) - (são apenas exemplos). A característica principal é o 4ª rotor (de afinação) colocado na parte posterior às 3 chaves/rotores e ter uma campana um pouco menor. O som é menos escuro que a Kruspe. Já li que o modelo Geyer é considerado mais equilibrado que o Kruspe, mas isso varia muito de orquestra, maestro, região geográfica, compositor, partitura, entre outros fatores.

Vendo por este ângulo, hoje, a maior parte da produção das tops mundiais (Alexander, Paxman e Eng. Schmid) optam pelo estilo Geyer.

Na verdade, a escolha depende de cada trompista e dos motivos já mencionados. Quanto à uma diferença significativa, ouso dizer que tem menos importância, pois o som e o timbre é o trompista que elabora ao longo do tempo, os modelos de construção são apenas gosto pessoal ou alguma exigência particular.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: dúvida pertinente

Mensagem por Gil Brasil » 03 fev 2014, 02:25

fcouto.antonio Escreveu:Prezados;

Dando um UP no post do RubenPT, também tenho dúvidas nisto. Quais as diferenças técnicas, de timbre, dificuldades, etc entre Geyer, Farkas, Kruspe, etc... e quais existem?

Antecipadamente, agradeço.
Couto, se eu respondesse todas essas complexas dúvidas enunciados por ti num post somente, eu estaria mentindo para mim, para você e para todos os usuários do fórum.

Tente questionar separada e especificamente sobre cada questão, pois por escrito e em poucas palavras não se pretende mágica, pois tudo é bem complexo e, não raro, aumentaria as dúvidas em vez de esclarecê-las.
Gil Brasil

RubenPt
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 69
Registado: 31 jan 2014, 20:40
Localização: Portugal

Re: dúvida pertinente

Mensagem por RubenPt » 03 fev 2014, 10:30

Muito obrigado Gil pela sua explicação. Agradeço muito. :)

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: dúvida pertinente

Mensagem por rmatosinhos » 03 fev 2014, 10:46

kruspe ou geyer... a eterna questão.
Há inúmeros trompistas a tocar bem ambos os tipos de trompas. É contudo difícil de classificar as trompas tendo em conta estes dois grupos, pois tanto um com outro foram construtores de instrumentos. Seria algo tipo, "Quer um carro tipo volvo ou tipo Honda"... difícil não? É difícil enquadrar um mercedes, um renault, um fiat, um ferrari nestes 2 grupos, uma vez que cada marca tem as suas características que não enquadram bem em nenhum dos grupos.
Assim, sendo sinto-me sempre muito reticente ao recomendar marcas de instrumentos uma vez que a minha sensação e gosto pessoal não tem que necessariamente ir de encontro a um gosto universal.
Como tal, recomendo que experimente diferentes tipos e marcas de instrumentos, não olhando à marca em si, mas sim à sua sensação. Por exemplo se experimentar uma Alexander não tem necessariamente que gostar por ser uma Alexander e ser um instrumento caro. Uma coisa pode ter a certeza, um bom instrumento vai ser sempre caro...
Se quiser uma opinião, esta pode ser útil em provas cegas. Experimente numa sala grande 2 ou 3 trompas e peça a 2 ou 3 amigos voltados de costas que avaliem o som do instrumento. Toque exactamente a mesma coisa nas diferentes trompas, abrangendo os diferentes registos, diferentes dinâmicas, saltos staccato e legato. Atribua nomes como Trompa A, Trompa B, Trompa C e no final compare a sua sensação com a classificação "as cegas" e à distância.
Sei que não é fácil poder comparar diferentes trompas pois as casas de instrumentos não possuem muitos instrumentos bons em stock, uma boa oportunidade é o congresso de Londres http://ihs46.org
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: dúvida pertinente

Mensagem por fcouto.antonio » 03 fev 2014, 12:59

Grande Gil, apdD! Me desculpe pela maneira que perguntei meu caro! :oops:

Mas foi de grande valia sua explicação e a do Ricardo, maravilha mesmo prezados! Deus que vos abençoe! :wink:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes