Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Mesaque
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2014, 15:56

Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Mesaque » 26 mar 2014, 15:57

A Paz de Deus á todos,
Sou novo aqui no fórum, mas venho acompanhando a algum tempo, sou flautista a 13 anos, e sempre admirei muito a trompa, e agora comecei aprender em uma Weril em Fá que é emprestada, estou com dificuldades de tirar notas agudas, pesquisei bastante sobre os modelos, e pelo que vi a dupla é com certeza a mais indicada, pois um trompista um dia terá uma, então prefiro começar com a dupla, não estou procurando uma trompa top, mas pretendo chegar lá, estou interessado em adquirir uma chinesa mesmo, pois não posso estourar no orçamento no momento, vi vários comentários sobre as chinesas, bons e ruins, me interessei muito na Spalla, pois foi indicação de um irmão que conversei, e ele sendo profissional me disse que é uma trompa boa, bem afinada pelo menos para se começar. Preciso de uma opinião sobre isso, se estou no caminho certo, sei que o bom mesmo seria uma trompa que não seja chinesa, mas pretendo começar com essa mesmo.

Deus abençoe a todos.

Att,
Mesaque Ferreira - São José do Rio Preto-SP

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Éricles Rodrigo » 27 mar 2014, 00:11

Amém Mesaque!!!
Minha primeira trompa foi chinesa...sofri tanto que quase parei de estudar, porém, vc pode encontrar uma que seja boa para iniciar mas, se vc puder comece com uma dupla americana usada que pode ser uma Conn 6D, King, Reynolds, OlDS etc...Uma trompa Spalla ou Jinbao (nova) vai sair por aproximadamente 6900 reais e, com esse valor vc pode adquirir uma Holton ou uma Conn 8D que, te ajudará bastante...pode ter certeza!!!
Por acaso vc é genro do Tuna??? Se for eu fui na casa de vcs com o irmão Gilvan esposo da Preta e, nesse dia vc estava fazendo uma maquete para o seu TCC. Sou aqui de Valentim Gentil, vem ccg com nós na Reunião de Jovens aí cv toca a minha trompa... :tr1:

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Marco Trompista » 01 abr 2014, 11:35

ApdD Mesaque eu também troquei da Flauta para a Trompa , e amo muito esse instrumento , quanto a marca eu tive uma Shelter simples em F que foi o meu inicio mas por ser simples foi bem difícil ai Deus me preparou uma Sunrise dupla que estou até Hoje , sei que é uma trompa na qual tenho mais dificuldade em tocar mas no entanto estou ai me alegrando com ela e esperando Deus dar condição para pegar uma melhor, mas como o Éricles mencionou é melhor tentar pegar uma marca Americana ou Alemã em vez de uma Chinesa ou uma Weril tem algumas Fe Olds , King e até Conn em preços bons mas o negocio é testar primeiro e ver se mesmo com boa marca as condições do instrumento estão boas também entende? no mais estude bastante e seja feliz Deus abençoe :tr1: :tr1: :tr1: :tr1: :tr1: :tr1: :tr1: :tr1:

Mesaque
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2014, 15:56

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Mesaque » 04 abr 2014, 15:44

Bom, vou seguir o conselho de vocês, percebi pelas pesquisas que fiz e também em outros comentários, que o ideal mesmo seria começar com uma dessas.
Deus abençoe pela dica.

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por rafaps » 04 abr 2014, 16:49

Paz.

eu acho que o ideal é começar tocando apenas a trompa em Fa. muitos amigos me dizem isso, tanto que hoje eu tenho dificuldades que só consigo resolver estudando a trompa em fa, acho que por ela ter harmônicos mais proximos ela ajuda você a memorizar melhor as alturas. então se tiver que opinar entre uma só Bb ou uma só em Fa, escolha a trompa em Fa. estude algum tempo, talvez um a dois anos com a trompa somente em Fa, depois você troca para a Fa/Bb você vai notar uma enorme diferença, e facilidade, o que não acontecera se você começar com a trompa em Bb e trocar para uma em Fa ou Fa/Bb, você ira sentir dificuldades em tocar ela em Fa.
é o conselho que eu dou rs

:tr1:

Mesaque
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2014, 15:56

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Mesaque » 05 abr 2014, 15:55

obrigado pela dica Rafaps, mas como eu disse anteriormente, eu estou com uma Weril em Fá,já toco alguns hinos com a minha esposa no orgão, mas tenho dificuldade de tocar o soprano na mesma oitava do contralto, raramente eu consigo tirar o 4°dó, geralmente tenho mais facilidade até 3°fá, e pelo que pesquisei em outros comentários a dupla tem o lado Sib para facilitar as notas agudas, pelo menos foi o que entedi.

Fica com Deus

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por rafaps » 05 abr 2014, 18:13

é sim, a trompa em Bb facilita nos agudos, pelo motivo que eu disse que a trompa em Fa se torna dificil tocar rs

a trompa em Bb tem os harmonicos mais distantes..
isso possibilita maior precisão no registro agudo. :D

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Marco Trompista » 13 abr 2014, 12:40

Nessa parte do Soprano nos Hinos CCB eu toco no grave pois alguns Hinos passam do Mi ou Fá facilmente então toco sempre no grave mesmo com Trompa dupla , a não ser alguns hinos como o antigo 266 do Hinário 4 e o novo 45 do Hinário 5 esses da para tocar na mesma Tessitura do contralto :tr1:

Mesaque
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2014, 15:56

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Mesaque » 13 abr 2014, 17:36

Marcos trompista, pra vc que começou em uma simples e agora esta com a dupla, me diga o que percebeu de melhoria em relação as duas? teve alguma dificuldade com a dupla?

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Marco Trompista » 15 abr 2014, 01:50

ApdD Mesaque eu como te falei tinha uma Shelter em Fá e peguei uma Sunrise dupla e senti muito mais facilidade nos agudos pois o som da trompa simples em Fá é mais puro porem muito dificil de atingir os agudos,já a dupla a diferença é quase imperceptivel e a facilidade é bem maior e olha que tenho uma trompa Chinesa e de marca que nem é citada aqui no site, então uma dica se pode comprar uma duplka de cara é um bom investimento visto que na hora de vender uma simples ( se no caso optar por começar com uma ) é bem complicado quem queira então pense bem e se dedique bastante pois na Trompa necessita se de muita dedicação . :tr1: :tr1:

Mesaque
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2014, 15:56

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Mesaque » 15 abr 2014, 03:16

Ok Marcos, Deus abençoe pela dica, como já tinha dito, estava com uma Weril em Fá emprestada, tive que devolver, pois não iria compra-la, e estou pesquisando vários modelos, mas todas são duplas, cheguei a conclusão que é a melhor opção, bom falando de dedicação, estou muito ansioso para começar a tocar nos cultos, sempre admirei muito a trompa, mas agora parece que triplicou o interesse em aprender esse instrumento tão belo.

Deus abençoe a todos.

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Marco Trompista » 17 abr 2014, 01:07

Ai sim meu irmão qual é sua comum ? outra coisa aqui nos classificados tem o Èricles ele tem uma Olds que é muito boa e dupla acho uma boa opção com um ótimo preço talvez seja legal para vc

Mesaque
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2014, 15:56

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Mesaque » 17 abr 2014, 23:12

Sou do Solo Sagrado, eu conheço o Éricles, ele mora aqui na região, e o irmão da onde é?

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Marco Trompista » 20 abr 2014, 14:21

Meu irmão tenho muito desejo de conheçer ai sou de SP jd. Sapopemba eu também conheco o Éricles ele é gente fina e a trompa dele pelo que sei é filé

Mesaque
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 21 mar 2014, 15:56

Re: Flautista mudando para Trompista - Dúvidas

Mensagem por Mesaque » 24 abr 2014, 02:09

Então Marco e Éricles, dia 25/05 terá um ensaio regional aqui, será na segunda central ( bairro Floresta Park) pois a central está em reforma, o irmão podia convidar uns companheiros e virem pra cá :tr1: , tem poucas trompas por aqui. Deus abencoe

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes