Ajudas de bocal e posição de mão

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Tiagos
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 22 abr 2014, 00:09

Ajudas de bocal e posição de mão

Mensagem por Tiagos » 22 abr 2014, 00:23

Olá,

Tenho uma trompa conductor há 2 anos (não me aplico direito pois até essa semana usei aparelho ortodôntico e machucava muito) , e acho o som dela chocho... Ela veio com um bocal 12 só isso...
Gostaria de saber se há possibilidades de eu tirar um som aveludado nela, e como meus lábios são grossos gostaria que me indicassem um bocal em que minha boca não ficasse inchada com 1 hora de treino.

Ah! E qual a melhor posição da mão para tirar esse som mais aveludado?

Obrigado a todos,

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Ajudas de bocal e posição de mão

Mensagem por rafaps » 22 abr 2014, 16:28

Paz.

Amigo, aqui mesmo neste fórum eu aprendi que a sonoridade é muito variavel, pode mudar de acordo com seu bocal, instrumento, embocadura, posicionamento da mão, ar e também o ambiente.

eu recomendo para você, o tamanho 01 da JK. se você tem lábios grossos, sera confortável, porem seria melhor que você experimentasse bocais, em alguma loja, ou de outros trompistas, pois bocal é uma coisa muito pessoal... ( ainda estou em busca do meu :tr1: )

bom, a mão você pode experimentar, mudar de posição, abrindo e fechando a passagem, e escutar, até achar a sonoridade que você quer, porem isso pode desafinar seu instrumento.


você vai precisar de muita força de vontade e dedicação para tocar a Trompa rs.

desculpa se eu estiver dizendo algo errado rs :rolleyes:

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Ajudas de bocal e posição de mão

Mensagem por rmatosinhos » 22 abr 2014, 21:14

Uma vez que esteve a usar aparelho, não espere melhorias imediatas. Recomendo que continue a tocar com o bocal que está a usar neste momento e assim que a sua embocadura estabilizar, caso necessário opte por uma mudança. É algo que não é fácil, e dificilmente, num forum, alguém lhe poderá dizer sem o ouvir tocar. Recomendo que contacte algum professor de trompa que lhe poderá dizer em concreto o que fazer.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Ajudas de bocal e posição de mão

Mensagem por Gil Brasil » 29 abr 2014, 22:11

Tiagos Escreveu:Olá,

Tenho uma trompa conductor há 2 anos (não me aplico direito pois até essa semana usei aparelho ortodôntico e machucava muito) , e acho o som dela chocho... Ela veio com um bocal 12 só isso...
Gostaria de saber se há possibilidades de eu tirar um som aveludado nela, e como meus lábios são grossos gostaria que me indicassem um bocal em que minha boca não ficasse inchada com 1 hora de treino.

Ah! E qual a melhor posição da mão para tirar esse som mais aveludado?

Obrigado a todos,
Concordo com o rafaps, na questão dos lábios serem grossos.

Eu recomendaria de imediato substituir o bocal por um de diâmetro interno maior de, no mínimo, 17,5 mm ou maior, talvez 18 mm, ou até o 01 da JK que tem 18,5 mm.
Há muito tempo, eu sofri com um bocal Holton, que tinha apenas 16,5 mm, e com pouco tempo de prática, os lábios inchavam muito.
O bocal mais largo vai te proporcionar maior liberdade, conforto e flexibilidade, sem prejudicar seu som.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes