Iniciante na trompa

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
weatherwax
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 10 mai 2016, 11:01

Iniciante na trompa

Mensagem por weatherwax » 10 mai 2016, 12:56

Olá amigos, finalmente decidi começar no estudo da trompa, e estou procurando comprar meu primeiro instrumento. Apesar de ser iniciante, gostaria de comprar uma trompa que me dure bem - acho preferível gastar um pouco mais agora do que ter de comprar um novo instrumento daqui a um ou dois anos. Estou em busca de trompas de segunda mão, e encontrei uma Josef Lidl ("Boosey 400 series compensating double horn") por um preço que me é acessível. Vocês sabem me dizer se este é um bom modelo? Já li que trompas compensadas são mais difíceis de afinar, será que isso seria um empecilho muito grande para um iniciante? Também li que em geral trompas duplas ("full double") são preferíveis, porém alguns músicos profissionais usam trompas compensadas... acham que eu precisaria trocar logo por uma trompa dupla, ou será que consigo estudar por alguns anos com uma compensada? Desde já agradeço a ajuda :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Iniciante na trompa

Mensagem por Gil Brasil » 10 mai 2016, 21:35

Olá, wax.

Recomendaria que iniciasse com uma "double horn" clássica, em Fá e Sib, mesmo porque terás que envidar esforços em Fá, com prioridade absoluta.

A fabricante Josef Lidl é uma boa opção, mas é o fato de ser compensada, geralmente em Sib e Fá-agudo, que não te propiciará o melhor conjunto para aprender a trompa, que é afinada em Fá e transposta para Fá.

Se optar pela compensada, depois terá que aprender a lidar com a afinação em Fá, e terá perdido um grande tempo.
Gil Brasil

weatherwax
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 10 mai 2016, 11:01

Re: Iniciante na trompa

Mensagem por weatherwax » 10 mai 2016, 22:52

Olá Gil, obrigado!
Pesquisando um pouco mais encontrei duas outras trompas que estão no limite do meu orçamento: uma Josef Lidl dupla ("full double horn") e uma Danor também dupla - acho que essa marca é italiana. Alguma recomendação? Se essa Lidl for uma boa marca acho que vou arriscar...
Outra coisa, esta trompa Lidl não é laqueada ("unlacquered"), isso é um problema? Pode afetar o instrumento, precisa de cuidados especiais? Ou seria mais uma questão estética?

weatherwax
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 10 mai 2016, 11:01

Re: Iniciante na trompa

Mensagem por weatherwax » 16 mai 2016, 09:28

Olá amigos! Ainda estou na busca por minha trompa... Escrevi anteriormente que estava de olho numa Josef Lidl dupla. Agora encontrei também uma Besson BE702 dupla que está no limite do meu orçamento, mais cara que a Lidl. Pesquisando vi que essa Besson pode ter sido feita por Josef Lidl, já que ele era o fornecedor de trompas para a Besson. Porém o nome do fabricante não está gravado na trompa (escrito apenas "besson international" + número de série) e não se pode ter certeza.
A Besson é bem mais nova do que a Lidl, com aparência melhor. De acordo com o vendedor ambas tem um som bom, sendo que a Lidl tem graves melhores enquanto a Besson é mais fácil de tocar nos agudos.
O que acham? Vale a pena gastar um pouco mais e investir na Besson (mais nova), ou melhor seria aproveitar que o preço da Lidl está mais em conta por ser um instrumento mais velho?
Agradeço qualquer ajuda :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Iniciante na trompa

Mensagem por Gil Brasil » 16 mai 2016, 19:15

A questão da laca ou sem laca, é questão estética, prioritariamente.

Não conheço o som da Besson, mas se você percebe que é mais nova, eu ficaria com a mais nova, sem dúvida.

Será essencial experimentar as duas, caso seja possível, visando-se a decidir.

Bom negócio e vamos tocar!
Gil Brasil

cas.rodrigues
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 31 mar 2017, 19:52

Re: Iniciante na trompa

Mensagem por cas.rodrigues » 31 mar 2017, 20:07

Boa tarde sr. Gil tudo bem !?

Cara, estou com dificuldade com a embocadura. Gostaria de saber alguns exercícios para conseguir tirar algumas notas, porque esta difícil kkkkkkk.
Minha trompa é em Fá/Sib só não me recordo a marca dela. Gostaria de saber sobre alguns métodos, livros entre outras coisas relacionado a trompa.

Fico no aguardo com o retorno.

Att,
Lucas Rodrigues

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Iniciante na trompa

Mensagem por rmatosinhos » 12 abr 2017, 22:07

Os melhores exercícios são escalas, arpejos ou apenas com com séries de harmónicos (as notas que é possível tocar com a mesma dedilhação).
Comece com poucas notas no registo médio (dó-mi-sol) se tocar numa trompa em fá ou (dó-fá-lá) numa trompa em sib.
Depois vá explorando a trompa aumentando o número de notas. Muito gradualmente...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes