Posição Correta da mão direita na campana!!!!

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
rafael sobral
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 12 jul 2011, 03:22

Posição Correta da mão direita na campana!!!!

Mensagem por rafael sobral » 12 jul 2011, 03:35

Olá !!!

Tenho dúvidas acerca da posição correta da mão direita na campana da trompa .
Toco no brasil no Conservátório de tatuí, e vejo varios trompistas tocarem com posições diferentes um dos outros.
Toco de uma maneira, meu professor diz que está correto, mas gostaria de saber quais as posiçãos corretas e as mais confortáveis; pois sinto que esta criando grandes calos em meus dedos, e queria evitalos .

Grato!!!!

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Posição Correta da mão direita na campana!!!!

Mensagem por rmatosinhos » 12 jul 2011, 11:07

Olá
A posição correcta da mão direita na campânula é algo bastante discutível.
Inicialmente a minha abordagem sempre foi a standard: Mão em esticada, ligeiramente (mas mesmo... mesmo ligeiramente apenas) em forma de concha com as costas da mão na campânula, mantendo todos os dedos juntos. A mão deverá estar na posição em que com um mínimo movimento se possa fazer som bouché
Para as crianças esta forma não costuma funcionar pois têm os braços demasiado curtos daí com os alunos mais pequenos passei a utilizar a metodologia do professor Ifor James



Assim que o braço fica suficientemente comprido será a altura para adoptar a posição standard.
Algo que deve ser tido em conta é o tamanho da mão e o tamanho da campânula. Para alguns trompistas com mãos grandes em campânulas mais estreitas será util colocar a mão mais para fora e vice versa.

Claro que há excepções...
Lembro-me de o professor Francis Orval dizer que tocava com a palma da mão na campânula, ter realizado gravações tocado som bouché sem problemas até um dia numa digressão internacional lhe terem sugerido outra posição.
O Trompista Arkady Shilkloper toca com a mão a meio da campânula...
Imagem
...mas nesse caso é motivado pelo microfone que usa na campânula.

A International Horn Society levou a cabo 2 grandes pesquisas (1964-65 e 2010) sobre as Estilos de tocar Trompa na Europa

um dos aspectos é precisamente a forma de colocar a mão direita que varia bastante e mesmo assim todos eles são trompistas profissionais:

1964-65
Imagem
Roland Berger - Áustria

Imagem
Giuseppe Bianchini - Itália (mas também tocou no Rio de Janeiro)

Imagem
Domenico Ceccarossi - Itália

Imagem
Alan Civil - Reino Unido

Imagem
Heinrich Keller - Alemanha

Imagem
Erich Penzel - Alemanha

Imagem
Valeriy Polekh - Rússia

Imagem
Kurt Richter - Alemanha

Imagem
Lucien Thévet - França

Imagem
Barry Tuckwell - Reino Unido (embora seja australiano)

Imagem
Adriaan van Woudenberg - Holanda

2010

Imagem
André Cazalet - França

Imagem
Jean-Pierre Dassonville - Bélgica

Imagem
Jasper de Waal - Holanda

Imagem
Andrew Joy - Alemanha

Imagem
Thomas Jöbstl - Áustria

Imagem
David Pyatt - Reino Unido

Imagem
Matthieu Romand - França

Imagem
Corrado Maria Saglietti - Itália

Imagem
Danilo Stagni - Itália

Imagem
Eric Terwilliger - Alemanha

Imagem
Tim Thorpe - Reino Unido

Imagem
Ondřej Vrabec - República Checa


Bem mas, perante tantas diferenças onde é que deve estar a mão?

Recomendo que retire a mão da campânula e toque livremente, de seguida coloque a mão por forma que retire o mínimo de projecção sonora, possibilite o suporte do instrumento de forma confortável e permita facilmente modificações de afinação e de timbre.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

rafael sobral
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 12 jul 2011, 03:22

Re: Posição Correta da mão direita na campana!!!!

Mensagem por rafael sobral » 13 jul 2011, 20:18

Olá !!!!
Muito obrigado pelas dicas!!!
Estive olhando as imagens e notei que utilizo a mão direita semenhantes a varios trompistas . Vou procurar utilizar a mão direita de maneira correta e confortável, sempre procurando facilitar o bouché é claro !!

Grato!!!!!!!!!!!!!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Posição Correta da mão direita na campana!!!!

Mensagem por Gil Brasil » 13 jul 2011, 21:17

Show de fotos hein Matosinhos, grandes dicas e posições.

Particularmente, minha posição mais prevalente é idêntica à de Corrado Maria Saglietti, Danilo Stagni e Ondřej Vrabec, gosto mais do meu som e da afinação que consigo nestas posições, variando o fechamento entre 3/4 ou 2/3 da campana.
Gil Brasil

frncsc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 30 mar 2011, 23:16

Re: Posição Correta da mão direita na campana!!!!

Mensagem por frncsc » 14 jul 2011, 15:17

Rafael, os calos são "ossos do ofício" comuns a quase todos os instrumentos. são sinal de que você passa horas a tocar o instrumento que gosta e seu professor vai gostar de vê-los. Se começar a incomodar muito pode utilizar uma banda rápida no dedo ou gaze enquanto toca e, no fim de tocar, passar um creme gordo hidratante.
Quanto à posição da mão, está tudo dito. Resta acrescentar que deve aconselhar-se principalmente com pessoas que o ouçam a tocar (professores, trompistas e outros músicos) e perguntar-lhes o que acham do seu som com diferentes posições de mão. Esta é uma questão pessoal, mas a maior parte dos problemas derivados da mão surgem por ter mão a mais na campânula e não a menos. Assim como nos momentos de stress (provas e recitais) em que ficamos mais tensos, temos tendência a fechar demais, principalmente nas passagens dificeis. Abraço.

rafael sobral
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 12 jul 2011, 03:22

Re: Posição Correta da mão direita na campana!!!!

Mensagem por rafael sobral » 14 jul 2011, 16:30

Olá Frncsc !!!!
Obrigado pelas dicas também !!!!
A respeito dos calos, estive olhando a mão direita de meu Prof°ele tambem tem calo no dedão; e le me disse que são 35 anos de trompa, é normal !!! .
Grato !!!!

filemom
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 22 mar 2020, 18:21

Re: Posição Correta da mão direita na campana!!!!

Mensagem por filemom » 22 mar 2020, 23:59

No meu caso é bem diferente, já que eu tenho um problema na mão direita, que não me possibilita fazer a técnica bouchè, da para eu colocar a mão na campana com a palma da mão ou com os dedos esticados. Devo ressaltar que pode até ter a forma ‘correta’, mas sempre tem um jeito que possibilita a pessoa tocar certo tipo de instrumento, até porque estava quase desanimado, com essa tal ‘forma correta’ até que ontem me deparei com um vídeo lindo lindo de uma Orquestra: https://m.youtube.com/watch?v=GVXjtfl367E

Um alemão sem braços tocando trompa, chorei, por que não tem limitações pra ninguém, tudo a uma solução.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Posição Correta da mão direita na campana!!!!

Mensagem por rmatosinhos » 22 set 2020, 01:13

Tudo dependa da condição que tenha na mão, mas por vezes uma solução passa por usar uma luva de borracha na mão direita. Pode cortar a ponta dos dedos e a luva pode ajudar a preencher algum do espaço.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes