Dúvidas entre Marcas e modelos

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Edson Garcia
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 26 nov 2013, 01:49

Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por Edson Garcia » 26 nov 2013, 02:37

Queridos A Paz de Deus a todos irmãos e amigos, primeiramente queria parabenizar este site e seus idealizadores pois foi e será de grande ajuda a todos que se dispuseram a executar este excelente instrumento musical, sou novato na execução deste instrumento mais o admiro a muitos anos estou estudando ha dois anos minha primeira trompa (e atual) é uma weril simples em Fa bocal 7s da mesma marca, pratico o método Almeida Dia e estou já nos ensaios (ccb), quando adquiri esta trompa foi preparação não conhecia nada e não perguntei a ninguém fui e comprei depois de algumas pesquisas (neste site) obtive muita informação sobre o que se toca e o que se escuta, optei por transporte pela nota ( lemos um fá na clave de sol e tocamos um do do instrumento), tudo normal e tranquilo porém ao tocar com um irmão no meu primeiro ensaio observei que a altura do som do instrumento dele é muito maior do que o meu mesmo eu tocando o contralto na tessitura original da trompa (se fala em oitavado), fiquei meio que constrangido pois não ouvia nada da minha trompa, a trompa do irmão é uma Dolphin dupla chinesa , agora a minha grande dúvida o modelo da trompa que ocasionou isto ou o músico ai fui atrás de comprar outra trompa e achei alguns modelos ( lembrando que o meu objetivo é que o som do instrumento tenha participação na orquestra e não somente seja apagado como observei que esta)os modelos que achei mediante minhas condições são: YHR 567, Holton H179 e Jupiter 854l, se possível qual destas trompas tem o som mais aberto (perceptível, ou nítido, não sei)em relação ao meu objetivo, muito obrigado pela oportunidade um grande abraço a todos, Deus Abençoe.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por Gil Brasil » 26 nov 2013, 18:07

Edson Garcia Escreveu:Queridos A Paz de Deus a todos irmãos e amigos, primeiramente queria parabenizar este site e seus idealizadores pois foi e será de grande ajuda a todos que se dispuseram a executar este excelente instrumento musical, sou novato na execução deste instrumento mais o admiro a muitos anos estou estudando ha dois anos minha primeira trompa (e atual) é uma weril simples em Fa bocal 7s da mesma marca, pratico o método Almeida Dia e estou já nos ensaios (ccb), quando adquiri esta trompa foi preparação não conhecia nada e não perguntei a ninguém fui e comprei depois de algumas pesquisas (neste site) obtive muita informação sobre o que se toca e o que se escuta, optei por transporte pela nota ( lemos um fá na clave de sol e tocamos um do do instrumento), tudo normal e tranquilo porém ao tocar com um irmão no meu primeiro ensaio observei que a altura do som do instrumento dele é muito maior do que o meu mesmo eu tocando o contralto na tessitura original da trompa (se fala em oitavado), fiquei meio que constrangido pois não ouvia nada da minha trompa, a trompa do irmão é uma Dolphin dupla chinesa , agora a minha grande dúvida o modelo da trompa que ocasionou isto ou o músico ai fui atrás de comprar outra trompa e achei alguns modelos ( lembrando que o meu objetivo é que o som do instrumento tenha participação na orquestra e não somente seja apagado como observei que esta)os modelos que achei mediante minhas condições são: YHR 567, Holton H179 e Jupiter 854l, se possível qual destas trompas tem o som mais aberto (perceptível, ou nítido, não sei)em relação ao meu objetivo, muito obrigado pela oportunidade um grande abraço a todos, Deus Abençoe.
Amém, Edson.

Bem-vindo ao fórum Trompista.

Tocar numa Weril em Fá, com bocal Weril realmente está aí o seup problema de não ouvir sua própria trompa.

Além disso, a parte em Fá realmente é menos incisiva que a parte em Sib, e o som sai mais suave, com menos intensidade do que em Sib.

Dentre os modelos citados que você pretende, eu recomendaria primeiramente a Holton H179, seguida da Jupiter 854 e a Yamaha 567.

Quanto ao som aberto, depende da trompa e de como ela foi amaciada. Em teoria, a Holton H179 e a Jupiter se equivalem neste quesito.

Quanto ao som mais nítido, depende também de você fortalecer a embocadura e treinar bastante, no próprio método Almeida Dias tem uns exercícios que ajudam, bem como utilizar a parte de Sib a partir do Dó4 (em trompa Fá).
Gil Brasil

TROMPISTACARAPICUIBA
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 15 jun 2012, 23:54

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por TROMPISTACARAPICUIBA » 26 nov 2013, 18:14

Irmão Edson me deixa os seus telefones pois como sou lojista tenho algumas opções para lhe oferecer,Bem vindo ao mundo da trompa e Deus te abençoe

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por Éricles Rodrigo » 26 nov 2013, 21:05

Irmão Edson bem vindo ao fórum!!! É normal quando iniciamos na orquestra e sentimos que o nosso som não é bom, achamos que o
som da trompa tá baixo, pobre etc... todos estão tocando bem, com belíssimo "SOM" na trompa e parece que a nossa trompa está baixinha, quase "MUDA", parece que só ela não fala no meio dos músicos, ainda mais quando senta alguém do nosso lado e fala essas palavras:
nossa tem uma trompa do meu lado, hj eu vou ouvir esse belo instrumento!!!

Isso acaba com quem está iniciando no meio da orquestra, deixa o trompista com uma baita responsabilidade... ainda mais se vc tá sossegado, só vc com uma trompa no ensaio e senta do seu lado uns trompistas veteranos como o Enéias, Gil, Silas de Oliveira, entre outros, que só falta fazer a trompa falar! Aí pronto, ficamos achando que somos o pior trompista daquele ensaio!!!
Edson, com o tempo o som da sua trompa vai ficando cada vez mais belo, aveludado e bonito de se ouvir...DEUS prepara uma trompa melhor, depois vc compra um bocal mais adequado para o seu perfil labial, pega umas aulas com uns trompistas experientes e depois vc tá até ensinando rsrsrsssss!!!
Quando estamos iniciando é normal taparmos muito a campana com a mão direita, pois vamos cansando rápido e a trompa vai pesando cada vez mais, sem contar que as vezes viramos muito a campana para baixo e desta forma abafa um pouco o som... e pensamos que o som tá muito baixo!!! Mas segue o conselho do Gil que vc vai bem!!! DEUS te abençõe!

bbrunomoura
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 6
Registado: 23 nov 2013, 21:44
Localização: Fortaleza-CE

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por bbrunomoura » 27 nov 2013, 01:13

Apdd,

Edson, eu sei o que vc está passando meu amigo, estou a 2 anos pelejando neste instrumento, realmente influência muito a forma de tocar, instrumento, bocal, mas como os nossos companheiros falaram, "Com o tempo o seu som vai melhorar". Eu já estou pegando a 3ª trompa e o 3º bocal, realmente faz muita diferencia, ajuda a tocar melhor com certeza, estude bastante e com o tempo vc vai escutar seu som no meio da orquestra.

Procura nosso Prof. Odilon Bueno no Facebook ele vai lhe da boas dicas.

Deus abençoe.
Bruno Moura
(85) 8709-2465
E-mail: bbrunomoura@gmail.com

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por Wagner Bracci » 27 nov 2013, 13:06

Realmente o modelo do instrumento faz certa diferença, mas já ouvi muitas chinesas "gritarem"mais forte que qualquer trompas Top, o segredo é estudar, estudar e estudar, mas da maneira correta, se estudar durante 10 anos de forma incorreta, não terás proveito e nem melhoras no som, se estudar com um bom professor em um ano poderá sentir a diferença, esse professor que lhe dará dicas de como estudar da forma correta e o que necessita para ir vencendo os desafios de tocar bem a trompa.....
Falo isso porque passei 4 anos tocando uma conductor e meu som muitas vezes era maior que uma Conn 8D, não desprezando marca e modelos, mas o segredo está no aprendizado. Claro que se tiver oportunidade de adquirir uma marca melhor, vai sentir a diferença.
Bons estudos

Edson Garcia
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 26 nov 2013, 01:49

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por Edson Garcia » 27 nov 2013, 16:08

Deus Abençoe a todos pelas respostas!

Realmente eu sei que meu instrumento não é lá estas coisas é meio pesado de tocar ha alguns dias testei uma Yamaha 664 bem antiga ou ela me testou rsrs, e o som mudou mais não muito, o problema acho que esta em partes na minha trompa que é não muito apropriada para o que eu desejo e meus estudos que como na minha cidade não tem ninguém que toca somente meu encarregado que se propôs a me ensinar junto dos seus auxiliares nós vamos bem devagar em progresso. uma outra dúvida na minha trompa eu toco desde a 1° nota grave da escala até o ré da 4° linha da clave de sol, ta bom assim ou eu devo tentar mais as agudas,
qual o bocal indicado , meus lábios são médio (gordo) tipo beiçudo, um grande abraço a todos , "que a bondade de Deus sempre nos acompanhe e nos ensine"

Edson Garcia
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 26 nov 2013, 01:49

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por Edson Garcia » 27 nov 2013, 16:09

Ah esquecendo meus contatos

cel 11 9 71293824 claro

email: tapecariadofuturo@gmail.com

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por Éricles Rodrigo » 27 nov 2013, 20:06

Para o seu tipo de Lábios eu indicaria um modelo da JK, com diâmetro interno de no minimo 18 mm...pois desta forma os seus lábios ficarão mais "livres" para vibrar, sem contar que bocal pequeno cansa mais os lábios e a resistência vai embora rapidinho, principalmente para quem tem lábios grossos. Mas lembre-se que bocal são como sapatos, o que é bom para mim as vezes não é pra vc!!! O Matosinhos fala muito disso quando o assunto é bocal!!!
Na loja SPALLA vende toda a linha de bocal JK...

Edson Garcia
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 26 nov 2013, 01:49

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por Edson Garcia » 27 nov 2013, 20:31

Deus abençoe pela dica já procurei e ja achei uns jc custon 18,5 é bom?, o que os irmãos e amigos acham da trompa OPUS americana dupla?


Abraços

bbrunomoura
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 6
Registado: 23 nov 2013, 21:44
Localização: Fortaleza-CE

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por bbrunomoura » 29 nov 2013, 00:32

Edson,

Eu tocava em OPUS, vendi tá com umas semanas e comprei uma Holton, essa trompa é muito boa para iniciantes, passei 1 ano com ela e o pessoal que tocava nela, gostava muito do seu som, só passei pra frente mesmo por que queria pegar uma Holton, Holton é Holton kkk. Edson vc comprou uma OPUS foi ??
Bruno Moura
(85) 8709-2465
E-mail: bbrunomoura@gmail.com

Edson Garcia
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 26 nov 2013, 01:49

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por Edson Garcia » 03 dez 2013, 10:14

Ok To em dúvida de modelos a OPUS que esta a venda é meio esquisita não é dupla e tem 4 chaves mais é bem bonitona, quase zero o rapaz quer 1100, eu tenho medo de pegar uma melhor e não ser meu perfil e o som não me agradar, entendeu, eu achei uma yhr 313 simples é boa será que o som já passa de bombardino para trompa rsrsrs

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Dúvidas entre Marcas e modelos

Mensagem por celsojr » 04 dez 2013, 21:40

Saudações a todos!
Este é um assunto que sempre me perturba.
Peço desculpas aos mestres que já comentaram este tópico, para deixar o que penso.
Toco um instrumento “de marca”, e tenho, digamos, o mesmo problema que você, Edson. Como o Wagner disse, o mais importante é praticar regularmente, saber como praticar e, se possível, com um bom professor. Temos a tendência de buscar uma solução fora de nós, mas o mais importante é sabermos como tocar uma trompa.
Saber o que está fazendo bem ou mal no que diz respeito à resistência, afinação, extensão, articulação, ppp, fff, etc. é importante para saber o que quer aprender em definitivo.
Tenha sempre pensamentos positivos quando for praticar com a trompa, não deixe que pensamentos negativos o influenciem por não ter um instrumento de “marca”, e com isso obter baixo crescimento.
Se Deus preparar que a medida que você evolui como músico, você possa ir adquirindo instrumentos que atendem seus anseios e necessidades, melhor.
Claro que um bom instrumento ajuda e muito, mas se não possuir, não será isso que o fará um grande músico.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 35 visitantes