Posicionamento da Lingua

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Posicionamento da Lingua

Mensagem por Marcos Diego » 30 mar 2011, 13:12

Gostaria de saber sobre qual o posicionamento correto da lingua quando tocamos notas agudas ou notas graves.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Posicionamento da Lingua

Mensagem por rmatosinhos » 30 mar 2011, 15:38

A forma mais fácil relacionar com a língua que fala há mais tempo do que toca trompa.
Pensando nas vogais "u-o-a-e-i"...

"o" para as notas graves subindo gradualmente para "a", "e" e "i", deixando o "u" para as notas pedais.

Há medida que vai passando de "o" para "i" a lingua sobe. de "i" até "o" a lingua desce.

Sem teorizar muito sobre o assunto recomendo que pense nas vogais e naturalmente a língua fará o resto.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Re: Posicionamento da Lingua

Mensagem por Marcos Diego » 30 mar 2011, 16:47

Muito obrigado pela dica.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Posicionamento da Lingua

Mensagem por Gil Brasil » 30 mar 2011, 19:36

Também é muito importante aprender a direcionar a língua e o ar diretamente para dentro do leadpipe, evitando que o fluxo de ar seja parcialmente obstruído nas paredes do bocal ou se perca por fora do bocal, perdendo desempenho. O modelo e tamanho do bocal, e, posicionamento dos lábios também precisam ser considerados na tocada.
Gil Brasil

Marcos Diego
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 11
Registado: 18 fev 2011, 09:57
Localização: Osasco - SP

Re: Posicionamento da Lingua

Mensagem por Marcos Diego » 30 mar 2011, 19:57

Interessante.

Eu levantei essa questão pois estava reparando que quando eu deixo a minha lingua elevada o som parece melhorar, principalmente nas notas agudas, sai um som mais forte e limpo do que deixando ela normal.

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Posicionamento da Lingua

Mensagem por rafaps » 04 fev 2014, 21:15

Paz.

pessoal, ja tinha ouvido dizer isso, que a lingua ajuda nos agudos e também nas ligaduras.. mas eu no caso, aprendi a tocar sem isso. gostaria de saber se no caso, não usar a lingua, no caso deixa-la em uma posição fisica, atrapalha em algo, ou pode atrapalhar meu desenvolvimento..

obrigado. rs

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Posicionamento da Lingua

Mensagem por rmatosinhos » 05 fev 2014, 07:09

Para tocar ligaduras e mudanças de registo na trompa, conscientemente ou não, vai usar a língua. Ao pensar em diferentes vogais simplesmente está a tomar uma posição consciente neste processo. Se resultar sem pensar nisso, óptimo. Se estiver com dificuldades, pode salvar-lhe o dia. :partyman:
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: Posicionamento da Lingua

Mensagem por rafaps » 06 fev 2014, 18:10

Paz.

Estudando ontem, fiz alguns testes.

percebi que em saltos ligados, a minha língua se move muito pouco. o que eu percebi, é que inconscientemente eu uso o maxilar. o maxilar sobe ou comprime conforme vou para os agudos, e relaxa ou desce conforme os graves.sempre com o queixo esticado. ja percebi que também o grande Dale Clavanger também faz isso com o maxilar, e acho que inconscientemente foi dai que eu tirei isso rs.
Tentei usar as vogais, e percebi que ao ir para agudo usando a vogal "I" eu acabo encostando a língua no céu da boca, e acabo vibrando também a língua, produzindo um ruido.

porem o movimento que eu faço com o maxilar, é similante ao das vogais. "U O A E I" mas a língua não.

é correto fazer isso com o maxilar?

Obrigado rs

Avatar do Utilizador
fcouto.antonio
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 20 fev 2013, 20:35

Re: Posicionamento da Lingua

Mensagem por fcouto.antonio » 07 fev 2014, 11:00

Prezado rafaps;

Sobre estar "cru" te digo meu amigo, quem sempre não tem algo á aprender? Pois como dizia Heifetz (um dos melhores violinistas do século passado ao meu ver) "Não existe um 'topo'. Somente mais patamares á serem atingidos".

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Posicionamento da Lingua

Mensagem por rmatosinhos » 08 fev 2014, 18:11

Não é para pensar em mexer a língua ou fará movimentos demasiado grandes. Imaginar as vogais é o suficiente, a língua mexe desta forma apenas o o necessário. Sim, é normal o maxilar também se movimentar.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes