Novo na trompa

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Everton
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 20 out 2014, 03:16

Novo na trompa

Mensagem por Everton » 20 out 2014, 17:51

ola a todos sou novo aqui mas ja faz algum tempo que eu venho observando este forum toco bombardino e tenho muito interrese em tocar trompa
mas possuo um certo receio por nao haver instrutores na minha cidade
minha duvida e a seguinte gostaria de comprar uma trompa mas nao disponho
de muitos recursos das marcas chinesas que temos aqui no brasil qual seria a melhorzinha para adquirir ? desde ja agradeço a todos.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Novo na trompa

Mensagem por Gil Brasil » 22 out 2014, 18:42

Everton Escreveu:ola a todos sou novo aqui mas ja faz algum tempo que eu venho observando este forum toco bombardino e tenho muito interrese em tocar trompa
mas possuo um certo receio por nao haver instrutores na minha cidade
minha duvida e a seguinte gostaria de comprar uma trompa mas nao disponho
de muitos recursos das marcas chinesas que temos aqui no brasil qual seria a melhorzinha para adquirir ? desde ja agradeço a todos.
Existem inúmeros tópicos sobre trompas chinesas e início na trompa. Sugiro que pesquisa no campo "Pesquisar" sobre essas palavras-chave.

De todo modo, já adianto que trompas chinesas são fabricadas em massa, não tem um padrão de qualidade específico, são cópias praticamente exatas das marcas famosas, mas sem controle de qualidade. Não existe melhorzinha, mas sim aquela que lhe será interessante em custo-benefício. Não adianta fazer um investimento caro em chinesas, pois têm muitos lojistas e importadores que majoram preços com a alegação que são as melhores chinesas, que se equivalem às mais tradicionais. Tudo balela, a qualidade é bem parecida entre elas.

No entanto, no Brasil, sugiro marcas como JinBao, Spalla, Quasar, Suzuki, Eagle, Conductor, Scavone, Hoyden. Recomendo evitar Shelter e as indianas.

Ou ainda, as tradicionais usadas, como Holton, Yamaha, Jupiter, Conn, King, Olds, que possuem qualidade bem superior às chinesas.
Gil Brasil

Everton
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 20 out 2014, 03:16

Re: Novo na trompa

Mensagem por Everton » 22 out 2014, 23:34

ola obrigado pela resposta ja havia pesquisado no forum sobre o assunto
vi varias informaçoes legais mais ainda tinha duvida petgunta da pra leva os estudos
nunha suzuki por enquanto pra depois comprar uma boa trompa :tr1:
me refiro a esta
http://www.danielinstrumentosmusicais.c ... l-laqueada

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Novo na trompa

Mensagem por Gil Brasil » 23 out 2014, 17:03

A Suzuki na verdade tem origem japonesa, mas hoje produz, além do Japão, na China, EUA e Coreia do Sul.

Me parece uma boa opção para iniciar, mas se possível, experimente e compare com outras trompas. Se você tem pouco conhecimento, leve um trompista contigo.

Sobre a loja, eu a conheço, pode comprar sossegado porque é de confiança.

Meu sobrinho comprou um sax soprano da Suzuki e foi bem elogiado pelo professor dele. Quem sabe a mesma qualidade se repete na trompa?
Gil Brasil

Everton
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 20 out 2014, 03:16

Re: Novo na trompa

Mensagem por Everton » 23 out 2014, 19:04

valeu gil desde ja agradeço vou ver oque fazer abrigado

Everton
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 4
Registado: 20 out 2014, 03:16

Re: Novo na trompa

Mensagem por Everton » 13 abr 2015, 20:35

Ola pessoal gostaria de deixar esta ultima parte do post como resposta sobre o que fiz.
Bom vamos lá tive coragem e comprei a trompa que citei acima não foi uma decisão fácil pois toquei bombardino(euphonium) por praticamente 10 anos e trocar assim não uma tarefa fácil tanto física como psicológica.
Falando sobre a trompa não gostei muito do som que saiu quando assoprei pela primeira vez era difícil de controlar
e o bocal pequeno se perde todo a segurança e outro mundo não é a mesma coisa que tocar um instrumento de calibre largo
no começo quase desisti #-o pois não há professores aonde moro e grana anda meio curta também .
o que fiz busquei vários tutorias em inglês e alemão ala gooogle :roll: , gostei mais dos tutoriais em alemão pois a maioria se preocupa com a saúde da sua boca e dos lábios , outro que ajudou muito neste começo foram os tutoriais do matosinhos no youtube "https://www.youtube.com/user/rmatosinhos" e também Andrew McAfee "https://www.youtube.com/user/drewhealer1" tive muito dificuldades com a posição do bocal no início um erro que cometi e que quase me custou um vício que futuramente me daria muito trabalho para corrigir era o ângulo do bocal, que deve levemente ser apontado para baixo, outra questão também trabalhosa para minha é questão do movimento do maxilar nas notas graves, tudo isso me deu muito trabalho, mais executando escalas longas por vários dias consecutivos, foi clareando cada vez mais as idéias, em tudo o que mais me deu trabalho foi ler uma nota na partitura e executar outra no começo frustra um pouco exemplo quando dou o segundo do da série armonica da trompa fá meu cérebro diz fá, sei que pra quem só tocou trompa a vida inteira não parece nada de mais , mas até hoje ainda me perco nisso tem horas,
Pelo que senti da trompa não vai ser nada fácil tocala com perfeição mas nada como um dia após o outro prática e perseverança , gostei muito do instrumento não me arrependi,

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Novo na trompa

Mensagem por rmatosinhos » 17 abr 2015, 09:23

A trompa é mesmo assim. Dá trabalho, mas depois compensa! É uns instrumento divino: É tocada pelos homens, mas só deus sabe o que vai sair da campânula! \:D/
Tenho mais alguns videos e posts pensados, o tempo não abunda muito, mas logo que possível colocarei no meu site http://www.ricardomatosinhos.com
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes