DÚVIDA COM ESSE INSTRUMENTO ! ! !

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
XMF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2013, 22:21

DÚVIDA COM ESSE INSTRUMENTO ! ! !

Mensagem por XMF » 22 jul 2013, 03:26

Boa noite a todos.

Estou com dúvidas a respeito de um SAXHORN, pois tenho um aluno em que lhe passei a teoria musical e o mesmo irá tocar este instrumento. Como sou leigo a respeito dele gostaria de saber qual sua tonalidade (quantas notas eu transporto após o dó central).

Tenho fotos mas não sei o procedimento para postá-las.

Obs: Sou da congregação e se alguém souber a voz que este instrumento executa na igreja.

Qualquer ajuda é bem vinda.

No aguardo amigos.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: DÚVIDA COM ESSE INSTRUMENTO ! ! !

Mensagem por Gil Brasil » 22 jul 2013, 22:27

Se o saxhorn a que se refere seja este:

Imagem

Observe a fotoa baixo: da esquerda para direita: saxhorn alto (afinado em Mib, toca contralto), saxhorn tenor (afinado em Sib, também conhecido como barítono ou bombardino, tocam tenor) e saxhorn baixo (afinado em Mib, conhecido por tuba 3/4 ou até como bombardão, toca baixo). Podem haver pequenas diferenças nas curvas do instrumento, mas o comprimento deverá ser o mesmo.

Imagem

Se for o primeiro da lista acima, trata-se do saxhorn alto, afinado em Mib, da voz do contralto, tendo som semelhante ao flugelhorn, porém um pouco mais grave devido à sua afinação ser mais baixa.

No caso, pode usar o método do flugelhorn (neste caso, fazer a transposição para o hinário em MIb) ou o método de saxofone alto (em Mib).
Gil Brasil

XMF
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 31 mar 2013, 22:21

Re: DÚVIDA COM ESSE INSTRUMENTO ! ! !

Mensagem por XMF » 23 jul 2013, 21:34

Deus abençoe Gil... A princípio o instrumento seria o 1º mesmo mas muda algumas curvas como você já mencionou. Gostaria de postar as fotos mas eu não sei como proceder. E se fosse para transportar para o hinário em dó como seria o procedimento ?

No aguardo e Deus abençoe desde já.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: DÚVIDA COM ESSE INSTRUMENTO ! ! !

Mensagem por Gil Brasil » 31 jul 2013, 20:16

XMF Escreveu:Deus abençoe Gil... A princípio o instrumento seria o 1º mesmo mas muda algumas curvas como você já mencionou. Gostaria de postar as fotos mas eu não sei como proceder. E se fosse para transportar para o hinário em dó como seria o procedimento ?

No aguardo e Deus abençoe desde já.
Amém.

Se for afinação em Mib, em clave de Sol: transponha para a clave de Dó na 1ª linha, e aumente 2 bemóis ou diminua 2 sustenidos, conforme a partitura.
Se for tocar na clave de Fá na 4ª linha, fica fácil: considere clave de Sol, e faça as alterações de + 2 bemóis e - 2 sustenidos.

Para fotos, utilize um servidor gratuito como o Tinypic.com. Faça o upload para o servidor e depois cole a url aqui no seu post.
Gil Brasil

André Luiz Torres
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 14 abr 2012, 21:46
Localização: Poá SP

Re: DÚVIDA COM ESSE INSTRUMENTO ! ! !

Mensagem por André Luiz Torres » 23 ago 2013, 02:51

Paz de Deus

Na minha comum tem um músico que toca saxhorn,sua afinação é em mib porém ele faz o tenor
por não temos trombone, mas sua voz é o contralto. Hoje temos o hinário em mib para facilitar
só ler o que esta escrito no hinário,mas só para lembrar;
instrumentos transpositores em mib acrescenta 3 sustenidos nos hinários em dó
instrumentos transpositores em sib, acrescenta 2 sustenidos nos hinários em dó.

Abraços.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: DÚVIDA COM ESSE INSTRUMENTO ! ! !

Mensagem por Gil Brasil » 31 ago 2013, 21:45

André Luiz Torres Escreveu:Paz de Deus

Na minha comum tem um músico que toca saxhorn,sua afinação é em mib porém ele faz o tenor
por não temos trombone, mas sua voz é o contralto. Hoje temos o hinário em mib para facilitar
só ler o que esta escrito no hinário,mas só para lembrar;
instrumentos transpositores em mib acrescenta 3 sustenidos nos hinários em dó
instrumentos transpositores em sib, acrescenta 2 sustenidos nos hinários em dó.

Abraços.
Amém, André.

Deus abençoe pela correção sobre os acidentes na transposição de Mib para Dó maior.
É que na pressa e condicionado a transpor de trompa Fá para trompa Mib, me equivoquei na resposta. #-o
Continue colaborando conosco.
A Paz de Deus.
Gil Brasil

mauroteixeira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 17 dez 2016, 16:09

Re: DÚVIDA COM ESSE INSTRUMENTO ! ! !

Mensagem por mauroteixeira » 24 dez 2016, 22:32

apdD, estou aprendendo só em casa, um sax horn (alto horn), (eb), estou com algumas dúvidas, o la da afinação, seria fa#? estou tirando no 2º pisto grato

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: DÚVIDA COM ESSE INSTRUMENTO ! ! !

Mensagem por Gil Brasil » 28 dez 2016, 20:23

Terá que utilizar a clave de Dó 1ª linha para clave de Sol (soprano/contralto).

E clave de Sol para a clave de Fá 3ª linha (tenor/baixo).

Lembre-se que deverá acrescentar 3 sustenidos ou eliminar 3 bemóis da tonalidade, conforme o caso.

A afinação em Lá está correta como está fazendo, com a nota Fá#, pisto 2.

Utilize um afinador eletrônico para ajudar. Tem vários apps no Android, IOS e Windows Phone.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes