Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por Gil Brasil » 25 set 2014, 23:57

gerson Escreveu:1- Qual a diferença do bombardino eo eufhonium o som altera ou e o mesmo so muda o nome
2-Qual a diferença bombardino e o bombardino vagnariano .
3Bombardino vagnariano toca tenor ou baixo o som muda ou e igual do bombardino.
4PRETENDO comprar e gostei do modelo vagnariano mas nao sei se o som e suave ou agudo para tocar baixo.
5NO SITE THOMAN TEM MODELO VAGNARIANO EM TENOR EM BARITONO QUAL A DIFERENÇA DO SOM ,UM FAZ TENOR OUTRO BAIXO O SOM E IGUAL DO BOMBARDINO.
Gerson, como dissemos acima, o bombardino e o euphonium são considerados o mesmo instrumento pela maioria das fabricantes e dos músicos.

O bombardino é da família das tubas, enquanto "bombadino vagnariano" não existe. O que existe é a tuba wagneriana (ou tuba de Wagner), que é uma espécie de trompa modificada para atender certo timbre entre a trompa e o trombone, ou seja, mais melodioso que o trombone e menos aveludado do que trompa.

A tuba wagneriana faz a voz do tenor, mas há músicos que optam pelo contralto. O som não é igual do bombardino, é mais aveludado, mais suave e mais incisivo do que o bombardino.

Quando diz tocar baixo, imagino ser a voz do baixo: a tuba wagneriana não foi feita para o baixo, embora possa tocar notas graves.

Não confunda tuba wagneriana com barítono, que são dois instrumentos diferentes. O Barítono soa mais suave que o Bombardino e faz o tenor, salvo o Barítono alto que faz o contralto.
Gil Brasil

Vaz
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 25 nov 2015, 00:40

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por Vaz » 25 nov 2015, 01:08

A paz de Deus a todos, sobre o fluglhorn na igreja fazer o contralto o que voces acham? ,eu no meu ponto de vista acho um instrumento agradavel e bonito .mais não apropriado para o contralto vejo que falta timbre para fazer essa parte exemplos: como a trompa o sax-horn e o melofone ou tuba wagneriana .a uma diferencia enorme .o que vcs acham?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por Gil Brasil » 30 nov 2015, 16:49

Vaz Escreveu:A paz de Deus a todos, sobre o fluglhorn na igreja fazer o contralto o que voces acham? ,eu no meu ponto de vista acho um instrumento agradavel e bonito .mais não apropriado para o contralto vejo que falta timbre para fazer essa parte exemplos: como a trompa o sax-horn e o melofone ou tuba wagneriana .a uma diferencia enorme .o que vcs acham?
Amém, Vaz.

Penso que o flugelhorn é bem apropriado para o contralto, visto que sua frequência sonora se encaixa perfeitamente à gramatura. No soprano, exige bem mais que o trompete e no tenor fica totalmente fora de amplitude de timbre. O flugelhorn, como qualquer instrumento, precisa ser bem executado. Eu tenho um Weril Regium II como segundo instrumento, e gosto muito dele no contralto, sendo necessário um pouco mais de contundência ao tocar, de modo que o som fica bem cheio e penetrante.

Quanto à segunda questão, a trompa é família de trompa e não se comunica com as demais, da qual faz parte a tuba wagneriana (mas esta sendo mais adequada no tenor).

Sax-horn é a família dos bombardinos e euphoniuns.

Já o melofone é um caos sui generis (à parte), sendo afinado em Fá. Não tem uma família definida, pois mescla características de flugelhorn (Sib), alto horn (Mib), trompa de marcha (fá/sib) e até pouco de trombone (dó/sib). É um instrumento curioso realmente. A sua utilização em bandas e fanfarras é muito apreciada. Penso que a melhor escolha do melofone seria no contralto (talvez um pouco difícil nas notas mais agudas), mas serve também no tenor alternativamente (ficaria um tenor muito aveludado).

Melofone:
https://youtu.be/ceO7hRwXhSM
Gil Brasil

mauroteixeira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 2
Registado: 17 dez 2016, 16:09

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por mauroteixeira » 17 dez 2016, 16:48

apdD, estou aprendendo só em casa, um sax horn (alto horn), (eb), estou com algumas dúvidas, o la da afinação, seria fa#? estou tirando no 2º pisto esse la, correto?, tem um som lindo por ser um 8ª abaixo do trompete, bem melodioso, o bocal é o mesmo do trompete, o da trompa é diferente? maior? tem como colocar esse bocal da trompa? nesse saxotrompa? alguém poderia me ajudar nessas informações? grato desde já.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por Gil Brasil » 28 dez 2016, 20:24

Sua resposta aqui.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes