DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Marcos Parolini
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 18 fev 2008, 14:41

DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por Marcos Parolini » 23 fev 2008, 14:56

Olá bom dia,estou com uma dúvida tenho uma trompa em si b,mais não sei a escala e como vou transpor.se alguém puder me ajudar eu agradeço

obrigado

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por rmatosinhos » 23 fev 2008, 21:55

Veja este tópico talvez encontre lá a resposta
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Marcos Parolini
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 18 fev 2008, 14:41

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por Marcos Parolini » 25 fev 2008, 01:11

MAIS VOU USAR A CLAVE DE SOL,OU A DE FÁ

A MINHA TROMPA É EM SI BEMOL,ESTOU FAZENDO ESSA ESCALA
DÓ 0
RÉ 12
MI 2
FA 0
SOL 1
LÁ 12
SI 2

MAS QUANDO FAÇO A NOTA RÉ,SAI O RÉ BEMOL,ESTÁ CERTO ESSA ESCALA

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por rmatosinhos » 25 fev 2008, 16:38

Estranho :?
A posição 1+2 deveria estar tendencialmente alta. E. não baixa

Verifique se as bombas da trompa estão correctas

Ou então... se calhar a sua trompa está em Fá. Pois em Fá 1+2 é ré bemol.

A sua trompa tem um cojunto de 3 tubos ou 2 conjuntos de 3 tubos?
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Marcos Parolini
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 18 fev 2008, 14:41

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por Marcos Parolini » 25 fev 2008, 17:33

é um conjunto de 3 tubos,a trompa é em sib

estou fazendo da seguinte maneira:como tenho um trompete em sib dou as notas dó,ré,mi,fá,sol,lá si.

depois pego a trompa e busco o mesmo som do trompete.mas se eu seguir essa escala que te passei que é da trompa sib,não sai na mesma tonalidade se eu fizer na escala da trompa em fá o som se iguala o do trompete.estou confuso também

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por rmatosinhos » 25 fev 2008, 23:25

Se calhar é mais fácil assim: Qual é a nota mais grave que consegue tocar tem pressionar nenhuma chave. Responda em notas do trompete.

Se for um Dó está em Sib, Se for um Sol está em Fá.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Marcos Parolini
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 18 fev 2008, 14:41

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por Marcos Parolini » 26 fev 2008, 10:36

então posso seguir a tonalidade do trompete,que estarei fazendo a escala correta?e para tocar uma partitura vou ter que mudar alguma coisa? desde já eu agradeço pela sua gentileza em ajudar-me.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por rmatosinhos » 26 fev 2008, 10:49

Se tiver uma trompa em si bemol, pode tocar partituras de trompete (em sibemol) com as posições do trompete mas com uma oitava de diferença.

A que acontece é que a trompa é uma instrumento transpositor, mesmo hoje em dia que grande parte das partituras estão em fá ainda temos que transpor sempre que quisermos tocar música que tenha sido escrita para uma trompa que não esteja em fá.

A confusão vem agora... o tipo de trompa mais usual é a trompa Dupla Fá/Sib que são virtualmente iguais no que diz respeito a posições, apenas com uma 4ª perfeita de diferença.

Ou seja Do2, Re2, Mi2, Fa2 ... em trompa Fá tem as mesmas posição de Fa2, Sol2, La2 , Sib2 em trompa Sib

Como seria muito confuso para os trompistas estarem a pensar em dois instrumentos diferentes ao mesmo tempo, simplesmente desde o momento que se aprende a tocar em si bemol, aprendem-se posições diferentes. Uma pequena mentirinha que nos pode salvar a vida, um pouco como fazem os trombonistas: Têm um instrumento afinado em Si bemol, mas estão a ler em dó, ou seja aprendem as posições trocadas desde o momento que começam a tocar. :)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Marcos Parolini
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 7
Registado: 18 fev 2008, 14:41

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por Marcos Parolini » 26 fev 2008, 13:51

uma oitava abaixo ou acima?então se no trompete der um sol ,na trompa vou dar o sol acima ou abaixo?pois seria muito alto ou muito baixo,

a unica dificuldade que tenho é se dó,ré,mi,fá,sol,la,si que estou dando na trompa é realmente o dó,ré,mi,fá,sol,lá,si.

eu vou usar a clave de fá ou de sol?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por rmatosinhos » 26 fev 2008, 22:33

A Trompa Sib estará 1 oitava abaixo do Trompete em Sib.

Depende o que queira fazer com a trompa.

Se quiser tocar partituras de trompa terá que ler em fá (mesmo que esteja a tocar em trompa Sib) nesse caso use as posições que lhe indiquei.

Se a ideia é utilizar como se fosse um trompete, pode tocar partituras de trompete, só que um oitava abaixo. Poderá ler em clave de sol, mas vai soar uma oitava abaixo.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

hallanpatrick
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 26 mar 2008, 18:28

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por hallanpatrick » 14 mai 2008, 02:33

Olá, tudo bem? Espero que sim!!!

Ainda possuo uma dúvida. Estou iniciando meus estudos em Trompa, tenho uma trompa em Sib meu professor me disse que o Fá do teclado é o Dó da trompa, ou seja tenho que tocar sempre 3 tons e meio acima.

Gostaria de entender essa relação.

Desde já agradeço!

Hallan Patrick

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por rmatosinhos » 14 mai 2008, 08:08

A culpa não é do nosso instrumento actual... :)
A verdadeiro culpado é um instrumentos chamado trompa natural, antecessor da trompa moderna.
Esse instrumentos não tinha válvulas ou outro sistema mecânico, logo estava inicialmente limitado à série de harmónicos (ao conjunto de notas que se podem tocar sem pressionar nenhuma chave). Entretanto Hampel e o seu aluno Stich (tambem conhecido como Punto) descobriram que colocando a mão na campânula em diferentes posições podiam tocar outras notas. Utilizando esta técnica conseguira tocar diferentes escalas podendo quase pensar num instrumento cromático. Quase, pois essa técnica implicava que algumas notas tivessem um som mais fechado e à medida que se avançava para tonalidades com mais sustenidos e bemois ficava quase impossível de tocar...
Então trompistas começaram a utilizar diferentes comprimentos de tubo mediante a tonalidade em que se encontravam. Por exemplo se estivessem em Dó maior poderiam utilizar a trompa dó. Se tivessem uma peça em fá maior poderiam tocar fá maior (outras posições) ou então mudar para trompa fá e continuavam a tocar em dó maior. Até aqui nada de muita diferença... Agora se estivessem em Mi maior (4#) tocavam em trompa mi com as posições de dó maior. Basicamente era assim que funcionava, visto que o instrumento era limitado, trocavam uma rosca do instrumento e assim as potencialidades eram expandidas.
Depois de várias mudanças e largos anos depois o nosso instrumento ganhou chaves, passou por várias tonalidades e hoje estabilizou em fá/sib (sempre em fá... mesmo que esteja em si bemol pensando em fá... essa parte é mais dicicil de explicar, mas um dia destes explico...)
Assim sendo ficamos na afinação de fá o que aqui para nós não é tão mau. É como pertencermos a um clube de futebol diferente :)

Trompas e corne inglês estão em fá
Clarinete (pode estar em sib, lá, mibemol etc)
Saxofone (pode estar em mib sib)
Piano, violino, flauta, oboé estão em dó)
trompetes (estão em sibemol, em mib em ré em dó... depende)
trombones (outros mentirosos como os trompistas... :) estão em sib mas paar não se confundirem optaram por aprender as posições todas trocadas e pensarem que estão em dó)

Enfim...

A transpoição é algo muito útil quando tivermos um maestro a implicar com as trompas...
"TRRROMPAS, O Si DO COMPASSO 33 ESTÀ DESSSAFFFFFINNNNADO!!!!" - "Maestro sabe... no compasso 33 tenho escrito um si como estou em trompa ré deveria tocar um sol sustenido que iria soar para si um dó sustenido, mas como tenho a indicação de bouchê tenho que tocar meio tom abaixo, ou seja sol natural em trompa fá que para si será um dó sustenido. Se não quiser um som tão metálico posso tocar em som de ecco. Nesse caso terei que tocar um Lá em trompa Si bemol que para si também será um dó#..."
Geralmente depois disto os maestros deixam de implicar as trompas e viram-se de imediato para outro naipe da orquestra

Daí a piada... "Porque é que as trompas são instrumentos transpositores?" R: Porque assim é mais difícil para o maestro provar que estão a tocar notas erradas". :)
Como vê pode ser interessante e engraçado tocar em Fá... :)
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
emanuel_ribeiro_vlc
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 21
Registado: 11 mar 2008, 19:14
Localização: Vale de Cambra(aveiro)

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por emanuel_ribeiro_vlc » 17 mai 2008, 18:40

Se a trompa tem duas tonalidades porque nao trocamos de tonalidade quando passamos de fá para sib?

Já pensei nisso mas só me fez mais confusão e pensei exactamente isso...ou andamos aqui todos enganadinhos a fazeres asneiras a tocar ou entao eu nao precebo nada disto...cheguei á conclusão que eu é que nao precebo nada disto...por isso pedia a sua explicação.


:tr1:
Emanuel Ribeiro

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por rmatosinhos » 17 mai 2008, 21:51

É uma possibilidade, de facto alguns trompetistas ou por vezes trompistas que começaram a tocar trompete pensam assim...

Para a mioria de nós que começa a tocar em trompa fá, trompa si bemol continua a ser fá mas com posições diferentes.

Do3 Re3 Mi3 fa3 sol3 em trompa fá (01010)
Equivale em harmonicos a Fa3 sol3 la3 Sib3 Dó4 (01010)

A razão de continuarmos a pensar em fá prende-se com o facto que assim há menos confusões. Já não chega termos que transpor partituras, se tivessemos que transpor duplamente aí acho dáva nó no cerebro...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
emanuel_ribeiro_vlc
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 21
Registado: 11 mar 2008, 19:14
Localização: Vale de Cambra(aveiro)

Re: DÚVIDA ESCALA TROMPA SI BEMOL

Mensagem por emanuel_ribeiro_vlc » 18 mai 2008, 17:12

isso de termos duas tonalidades de opção facilita devido á opção de pelo menus duas possições para tocar a mesma nota, onde esistem diversos factores como afinação e simplificação de algumas passagens que nos possam trocar os dedos todos ou tem mais alguma ponte de sonoridade ou assim...eu utilizo as duas tonalidades exactamente por causa disso da afinação, principalmente do sol3 e tambem por facilidade de possições para não "trocar" os dedos é como se fosse as tais "possições auxiliares" nas madeiras...outra coisa... o meu professor disse.m que em exercicios de harmónicos há mais facilidade em sib doque em fá...certamente que é verdade mas porque?...

:tr1:
Emanuel Ribeiro

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes